Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pripyat

Esse nome estranho foi dado à uma cidade que viveria em função da usina nuclear de Chernobyl. Viveria, pois não vive mais. Sim, é a primeira cidade fantasma da era contemporânea. Não quero refletir sobre a utilização, ou a não utilização, de energia nuclear. Qualquer um pode argumentar de maneira coerente para os dois lados. Mas vale a reflexão sobre os reflexos das ações do ser humano sobre a Terra e as pessoas.

Vista que resume bem o estado da cidade. Ela foi abandonada, não destruída. A radiação é um inimigo invisível. Em muitas localidades da Europa, o índice de radioatividade passou do aceitável.


O estado do auditório que foi abandonado. A evacuação foi imediata, para tentar salvar o número máximo de vítimas.


Detalhe de um quarto mostra a pressa com que as pessoas foram removidas. Não houve tempo para coletarem seus bens pessoais.


Hoje, a única população que por lá vive é a de animais. Estranhamente, eles parecem viver bem em um ambiente que está, na parte mais afastada da usina e seus detritos radioativos, quatro vezes acima do índice mínimo de radiação.

19 comentários:

Unknown disse...

Nossa! Coincidentemente, enquanto lia este artigo, eu estava assistindo ao filme "Eu Sou a Lenda", em que Nova York foi atacada por um vírus que faz com que pessoas virem uma espécie de canibais, e o Will Smith é o único cidadão que ficou imune dessa doença.
Quando essas vi imagens não pude deixar de lembrar do filme, afinal Nova York ficou muito parecida com essa cidade. Parecia até que essas imagens eram cenas do filme; a única diferença é que no filme os animais também se tornam canibais. Achei essas imagens muito legais!

Paulo 9ºA disse...

Daniel tente observar o filme melhor e você ira entender a historia melho, a ultima parte que você falo não esta totalmente serta.

Germano um pouco antes de você vir trabalhar aqui eu acho que alguams pessoas fizeram um trabalho para a amostra de ciencia falando talvez sobre essa cidade e a energia radiuativa e mensionaram sobre essa cidade que a sua usina nuclear explodio e contaminou toda a população causando efeitos estranhos nos abitantes, eu não fasso a menor ideia a onde ocorreu isso, quando, como e não sei se é a mesma cidade mencionada em seu texto

Lucas Rosamilha disse...

em que ano foi isso??

Vitinho 8ºA disse...

Que horror,tomara que as pessoas tenham sido salvas!...
Mas,uma coisa:
Como esses animais sobreviveram???

Paulo 9ºA disse...

Vitinho os animais vieram para a cidade depois do acidete se não os animais teriam morriodo de forma terrivel ou sofreriam efeitos colaterais a radiação.

Unknown disse...

É verdade vitinho, eu também fiquei pensando como que esses animais sobrevivem. Que meedo que deu dessa cidade, credo ,

Germano disse...

@Rosamilha
1986

Paulo 9ºA disse...

eu concordo giuliana isso é de dar medo, ver uma cidade grande abandonada, tão quieta parece um filme de terror, imagine ficar nessa cidade a noite!!!!!!

PS: Germano me desculpe pelos erros de ortografia, afinla todos cometem esses tipos de erros incluindo os professores os cometem.

Matheus disse...

@Paulo
Se você for escrever formalmente tome cuidado com a sua ortografia, se não escreva informalmente mesmo, mas quem sou eu pra falar qualquer coisa, só tome cuidado pra não escrever certo com "S", escreva com mais calma.

Enfim, tudo pode dar errado, até as coisas mais minuciosamente planejadas, vide as viagens espaciais. Infelizmente a maioria dá errado. Creio que algo cujo as complicações vindas de um acidente, sejam letais para a região na qual se encontra, deve no mínimo ser levada para uma área que não apresente um risco tão grande.

Dani disse...

Será q os animais tem o q comer???

Anônimo disse...

Se eles estão lá é porque sobrevivem. Eles só sobrevivem com alimento. Se não houvesse alimento disponível eles não estariam lá.

::Isabella:: disse...

Ta, mas tem radiaçao.Como eles sobrevivem com o indice bem elevado???

Paulo 9ºA disse...

Bella o problema pode ter sido maior no inicio da radioçao e os problemas nos animais podem estar ocorrendo lentamente dentro deles.

Anônimo disse...

Bella, depois de um tempo a radiação vai diminuindo. Os animais com certeza devem ter materiais radioativos dentro deles, maas se eles sobrevivem, o íncice de radioatividade deve ser pequeno, o que não afeta a sobrevivência.

Todos nós somos atingidos pela radiação, seja quando tiramos um raio X ou quando estamos expostos à luz solar.

Eric 1ªA

Fifty disse...

Somente uma reflexão de coisas que realmente se quisermos podeos viver sem e gera um grande conflito.

Anônimo disse...

mas tipo, as pessoas que moravam lá sabiam os riscos que elas corriam, né?

Aninha 1º B

Germano disse...

@Ana Flávia
As epssoas que moravam na Europa?

Gu 8º A disse...

Que horror. Tomara que as pessoas tenham sido salvas... e como será que os animais sobrevivem com o nível tão alto de radiação??

Unknown disse...

Gente os animais sofrem grandes cargas de radioatividade, porém isso é a prova que nao é uma usina nuclear o pior problema para a natureza, no final ela vai encontrar um modo de estar viva! dentro do próprio sarcofago uma especie de limo conseguiu transformar a radiaçao em energia pela radiossintese, coisa que pela nossa ciencia era impossivel! hehe