Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Copa 2014, Morumbi está fora.

Depois de algum tempo, voltei a postar por aqui. Hoje ainda encontrei tempo, mas com o fechamento das notas, ficará mais difícil.
Semestre que vem, depois de terminar os projetos paralelos, minha mudança e outras coisas, a vida seguirá em rítmo mais lento. Ou seja, não haverá postagens durante o mês de julho.
Quanto a questão do Morumbi na copa, serei bem simples e curto: o estádio é particular, não dá pra esperar que se aprove uma série de melhorias em um bairro abastado e distante das zonas de emprego. Ninguém, além dos moradores, vai lá se não for em dia de jogo.
A saber, as melhorias incluiam a prefeitura ceder terreno para estacionamento, uma linha de metrô para chegar até a porta do estádio e outras coisas mais.
Fiquei feliz com a eliminação do Morumbi.
Mas, essa história de criar outro estádio é pior ainda. Não acredito que haja uma empresa privada com interesse em financiar um estádio do zero.
Minha sugestão seria uma reforma estrutural na parte interna do Pacaembu, como já foi proposto. O estádio é público e a região é movimentada e já tem metrô. O metrô poderia continuar sua tardia expansão sem ter que criar uma linha que só teria movimento nos dias de jogos. No Pacaembu vejo um Estado fazendo algo que ficará para a população.

21 comentários:

Unknown disse...

Germano, eu acho que realmente não dá pra construir um estádio novo, porque, em 1º lugar, como você falou, não haverá uma empresa disposta a financiar essa obra. Em 2º lugar, eu não consigo pensar em algum terreno próprio para a construção de um estádio, exceto as áreas mais distantes do centro. Construir um estádio nessas regiões seria difícil para todos que querem ir assistir jogos nesse estádio, pois teriam que praticamente atravessar a cidade para chegar no estádio.

Lemos 9ºA

Rubio disse...

Arena Palestra Itália tá chegando. É perto do metrô e muito bem localizada.

Paulo 9ºA disse...

Eu assisti uma reportagem que disse que o dinheiro que seria usado com o morumbi vai para o metro, se eles gastarem o dinhero com o estadio vão ganhar aida mais dinhero, e o palestra italia não vai entrar na copa não, no maximo se o morumbi não entrar vai ser o pacaembu o que eu duvido muito!

Anônimo disse...

Achei correta a decisão do descarte do Morumbi, pois o bairro não está pronto para receber a Copa e está meio fora de mão, apesar da construção da estação Morumbi da Linha 4-Amarela da ViaQuatro e do projeto da Linha 17-Ouro do Metrô.

Acho que se algum investidor privado estivesse disposto a construir um estádio naquele terreno baldio da prefeitura em Pirituba, seria uma boa ideia.

Pelo que vi nos telejornais, esse terreno seria o maior centro de convenções do mundo. E já há projetos para levar o Metrô até essa região, independentemente de haver Copa ou não. Outro benefício desse local é que a Linha 7-Rubi da CPTM passa ali perto: a estação Vila Clarice é proxima do terreno. A estação só precisaria de um upgrade.

Bom, só nos resta esperar cair do céu um investidor para fazer isso, pois a Prefeitura e o Estado de SP já falaram que não gastam 1 centavo. A prefeitura só entra com o terreno.

Eric 1ªA

Vitinho 8°A disse...

Acho isso um absurdo,pois, se tem tanto tempo pra copa,pq o estádio tem que estar pronto agora!???!

Anônimo disse...

Completando meu comentário: Não sei se o Pacaembu tem capacidade para receber a Copa. Acabei de ver que o Pacaembu é tombado, então acho que não dá para adptá-lo.

Eric 1ªA

Lucas Rosamilha disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Ahhhhhhhhhhhhh eu fiquei com muita raiva porque foi eliminado :@
O dinheiro que vai para a construção é público e como vai ser meio que obrigatória a construção do novo estádio, esse estádio vai ser mesmo construído, mas como a maioria das obras públicas no Brasil, nem vai ficar tão bom assim... Apesar das normas para a construção "perfeita".
Ah Germano, falando a verdade, a questão de ser no Pacaembu e todas as reformas lá, não dá né? A capacidade dele é bem menor que a do Morumbi. Sou mais o Morumbi, ou um estádio novo também...
Raquel 1A

Matheus disse...

De fato não creio que o Morumbi seja a melhor opção, temos que levar em consideração fatores como acessibilidade e custo, o que no caso é muito alto.

Poderíamos considerar o Pacaembú como uma opção forte pelo simples fato de que o Estado que cobriria as reformas sem ter que se preocupar muito com o custo, afinal é algo da população.

Por outro lado temos o arena palestra, que tem uma boa acessibilidade mas não sabemos se atenderá as demandas exigidas.

Germano disse...

@Erick
o tombamento é só da fachada.
@rosamilha
HAHAHAHAHA
Sempre dou uns vacilos desses. a gente corrige depois.

Lucas Rosamilha disse...

mas tem como aumentar o pacaembu? porque la ja é fechado e acho que nao da pra fazer mais andares, o local é muito bom e tal, mas acho que seria melhor fazer no palestra, até porque ja ta tudo certo, e nao teria que gastar dinheiro a toa, e nao vamos abrir a copa de qualquer jeito... na minha opiniao devia abrir ou em brasilia, BH ou em manaus.

gabriel bueno disse...

germano eu acho que o morumbi nao esta bom para um jogo de copa seria mais facil que o palestra fose chamado ou entao o estadio do corintians porque nao e capas do morumbi fazer um estadio a altura de uma copa do mundo.

Anônimo disse...

Em termos de capacidade e de estrutura o Morumbi é melhor do que o Pacaembu, mas se for comparar a acessibilidade o Pacaembu é bem melhor do que o Morumbi.

Mas na verdade, acho que o Brasil não esta muito preparado para sediar uma Copa do mundo. Mas como já esta decidido é melhor resolver logo qual vai ser o estádio de São Paulo e dos outros estados, para poder começar logo a construção de um novo estádio ou a reforma de algum.

Bruno Gioia 1ªA

Anônimo disse...

Como assim " como a maioria das obras públicas no Brasil, nem vai ficar tão bom assim... " ?

Sinceramente, muitas obras públicas são melhores que muitas privadas aqui no Brasil. É só comparar obras de empresas privadas (como o MetrôRio)e obras públicas (do MetrôSP: estação Sacomã, Alto do Ipiranga, Pátio Tamanduateí, etc).

Eric 1ªA

Anônimo disse...

eu adorei, porque ae os São paulinos param de comentar se achando o Fo@%$
eu achei uma boa ideia o negoçio do pacaembu, seria bom se o Corinthians comprasse uma parte, porque ae arcaria com o orçamento o Corinthians e a cidade de São Paulo, e eu acho que se reformasem o Pacaembu poderia até ser sede de uma semifinal. Abraços Pontelli

::Isabella:: disse...

Tenho minhas duvidas em relaçao ao Brasil sediar essa copa, mas enfim...Com certeza seria inutil fazer uma nova linha de metro para um estadio que depois da copa nao teria mais movimento. Acho que o palestra seria uma boa opçao, só nao acho interessante gastar uma quantidade enorme de dinheiro em algo que nao sera mais utilizado depois.

Lucas Rosamilha disse...

@bella
olha eu nao quero que construam outro estádio porque ficariam muitos e não ia ter gente pra ir, mas o estádio que não teria movimento seria o pacaembu e não o novo. e em relação ao palestra, pra começar quem vai gastar dinheiro(ja ta reformando) é uma empresa chamada WTorre, e não vai ser só um estádio, e sim uma arena multiuso, com restaurantes, camarotes e para shows tb e mesmo se não fosse continuaria tendo o mesmo ou até mais movimento. acho que esse argumento só serviria para estados la do norte, porque aqui na região sul/sudeste temos movimento de sobra para estádios tops de linha.

Bia disse...

Concordo com a Isabella, o Brasil não está em condições de sediar a Copa de 2014, mas o único estádio que está em boas condições para os jogos é " O Palestra Itália "

Beatriz 9ºB

Lucas Rosamilha disse...

"No Pacaembu vejo um Estado fazendo algo que ficará para a população. "
@germano
o melhor que o Estado poderia fazer era não gastar dinheiro com estádios e sim terminar o Rodoanel, aumentar as ruas entre outras coisas.

Germano disse...

@Rosamilha
Se for para seguir sua linha de racioncínio, temos que parar com a expansão do metrô, porque há muito mais coisa de extrema urgência que não está sendo feita. O Estado tem capacidade para fazer todas elas, e há dinheiro para isso, mas falta uma administração competente e honesta.

Anônimo disse...

Rafael Giovannini 8º A

antes tarde do que nunca.....
_____________________________

Bom desistam da idéia de um novo estádio,a prefeitura não vai investir nem um centavo(não agora mas quem sabe em 2012 que a copa das confederações estiver batendo a porta talvez o governo ceda)o mais provável será reforma o morumbi ou o pacaembu ambos deveram ser de inciativa privada. Mas o mais provável seja que o Pacaembu passe, porque Ricardo Teicheira (presidente da CBF)não se dá bem com o Juvenal Juvencio (presidente do São Paulo F.C.),então sobra reformar o Pacaembu e talvez não receber a abertura e receber as quartas de final e talvez uma semi final.
Uma possibilidade mais remota será os possíveis estádios do Corinthinas (para os desviados existem dois projetos de estádio um em Pirituba e um perto de Guarulhos, sendo que o primeiro é o mais provável).Mas provavelmente em 2012 o governo liberará verba para o Pacaembu