Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Liberdade de expressão ou manipulação?

Está na mídia o badalado caso de quebra de sigilo bancário da filha de José Serra, caso não julgado, mas amplamente atacado pela Folha de São Paulo, Estadão, Veja, Globo e outros meios de imprensa. O caso é dado como certo, mas não há uma prova concreta de que alguém ligado diretamente a campanha do partido do governo tenha comandado o crime. Se não há provas concretas, como pode já ter ocorrido o veredicto? Porque os meios de imprensa não têm o menor interesse na continuidade do governo.
A filha do Serra, que hoje se passa por vítima, é também acusada de ter cometido o mesmo crime, mas em escala muito maior. Leia a íntegra na revista Carta Capital.
Por que nenhum desses famosos meios de comunicação sequer comentaram o caso? Porque não é interessante que mostre que o partido do Serra cometeu os mesmos crimes que acusa, só que de maneira pior.
Esse tipo de atitude, que esses tradicionais meios de comunicação tomam, passam longe de ser informação, mas sim manipulação.
Para refrescar a memória, uma imagem vale mais do que mil palavras, ainda mais se for uma imagem de jornal. Essa foi a capa do jornal o globo logo após o golpe militar que deu início a uma ditadura de mais de vinte anos e muitos cidadãos mortos. O pior é que tem gente que não apoia quem lutou contra isso.

---------------------------------------------------------------------------------
Em tempo...
Aqui você pode ler algumas capas da Veja que comentavam a tão boa era de estabilidade deixada pela gestão presidencial anterior. Por que esse passado é relembrado como perfeito?

21 comentários:

Lucas Rosamilha disse...

po germano, um post de cada vez...
ve ai o video do lula : http://www.youtube.com/watch?v=83WUqpvddq8

Vitinho 8A disse...

Concordo com você Germano, isso é certamente e sem dúvida, Manipulação.

Paulo 9ºA disse...

Eu ja cansei da campanha, é ataque pessoal para um lado divulgação de informação no outro. Que tal TODOS os candidatos fazerem uma campanha limpa uma vez na vida?
A unica pessoa que eu vi que não foi acusada de nada nessa eleição foi a Marina Silva.que tal algum desses idiotas sequirem o exemplo dela?
Se eu PUDESE votar nesta eleição eu votaria na Marina Silvaou branco ou nulo.

Thaís Salute 8ºA disse...

Nossa,de longe isso é manipulação, isso passa longe de ser liberdade de expressão, isso é um absurdo que país é esse?!

Thaís Salute 8ºano A

Matheus disse...

Acho mto estranho algo tao grande assim passar tão lotado. Como conseguimos chegar em um ponto onde a midia influencia e manipula tanto a nós?

Anônimo disse...

Voce como professor deveria ser neutro (em relação a partidos, politica e tal).

Germano disse...

@Anônimo
1- O professor não tem a menor obrigação de ser neutro, ainda mais quando a especialização é história.
2- Se você leu essa matéria e achou que tomei partido, é porque incomodou, ainda mais porque só tratei sobre a manipulação de imprensa. Não pedi votos. Mas não posso ficar calado com essa questão de manipulação de imprensa. Semelhante a um período obscuro da nossa história.
Que fique claro, não sou dono de jornal e isso aqui é um blog. mas mesmo assim, ao contrário dos que você defende, publico as opiniões contrárias.

○ Juliana disse...

OK, todo mundo fala de manipulação e todas essas coisa, mas quem mantém esses caras no poder somos nós.
A única maneira de para com essa palhaçada é a população tirar a BUNDA da cadeira e fazer alguma coisa pra mudar a situação, mas a única coisa que as pessoas fazem é ligar a TV no DATENA, ficar vendo as desgraças que acontecem no nosso país e ainda tem a coragem de falar: "SE EU NÃO FIZER NADA NÃO VAI FAZER DIFERENÇA, OUTRAS PESSOAS FARÃO ISSO POR MIM E NEM VÃO SENTIR MINHA FALTA". Só que TODO MUNDO fala isso, ou seja, não muda p*** nenhuma --'
Nesse primeiro turno, vi muita gente falando: "AH, QUERIA QUE A MARINHA GANHASSE, MAS NINGUÉM VAI VOTAR NELA ENTÃO VOU VOTAR EM -QUALQUER TIO QUE ESTIVER CONCORRENDO- ):"
Já que todos pensaram assim, ÓH LÁ.. ELA PERDEU (:
Eu realmente estou muito brava com isso, já que a Marina era a única com propostas, vamos dizer assim, descentes e que tinham foco na população. Também acho que se o Brasil fosse mesmo um país democrata, o voto deveria ser facultativo, porque quem não está nem ai e só está votando por obrigação VOTOU NA DIIIIIIILMA só porque "O LULA APOIA (Y)" :x N.A.D.A.C.O.N.T.R.A.

Matheus disse...

@Juliana
Ai entramos no caso das pesquisas, que são muito suspeitas e é muito fácil manipular uma pesquisa, é só escolher a região do lugar onde você achar que a população atende melhor ao que você quer. Porque o que acontece é que as pessoas observam que mesmo que eles votem no candidato que querem que seja eleito não vai adiantar nada

Agora na questão do voto, se fosse facultativo ninguem iria votar, acho que dificilmente as pessoas se preocupariam tanto em quem votam, porque como ele é obrigatório de qualquer jeito ele ira influenciar, até votando em branco porque os votos em branco somam pra quem esta com o percentual maior, e novamente as pesquisas influenciam.
Pra mim não deveriam haver pesquisas da mesma maneira como o voto é secreto.

Lucas Rosamilha disse...

O voto nunca será facultativo porque os partidos que são eleitos se beneficiam dos votos "inconscientes". É simples assim.

Nicole 9ºA disse...

Isso eh manipulação concerteza!!! Não me conformo q o nosso pais ainda não tomou partido disto!!

Lucas Rosamilha disse...

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,editorial-o-mal-a-evitar,615255,0.htm

Paula disse...

A Veja está ridícula de tão tendenciosa, deveria ser imparcial!
Acho que tudo deve ser dito e informado para população, mas parece que casa vez mais surgem motivos para que escandalize !
Não acho certo que um veículo de informação queira formar a opinião das pessoas, e as campanhas políticas devem mostrar e defender aspectos próprios, dizendo o que quer aprimorar e fazer, e não ficar fazendo diversas acusações a respeito do adversário !
Bom, eu vejo a manipulação em vários aspectos, não apenas em jornais e revistas, mas também por parte dos candidatos !Isso não é uma coisa que vai parar e não é de agora !
De verdade, não vejo um excelente presidente em nenhum dos dois candidatos, mas devemos garantir que o próximo presente faça investimentos em educação,saúde, infra-estrutura, desenvolvimento sustentável, emfim o Brasil não precisa de mais promessas e promessas, precisa de uma certeza que algo mudará !

Paula Calçade.

Germano disse...

@rosamilha
o editorial, pelo menos foi honesto. mas foi com um argumentação ridícula e mentirosa.essa tal estabilidade durante a era fhc nunca existiu.
mas não foi na primeira página. queria ver uma mensagem assim: somos psdbistas.

Lucas Rosamilha disse...

@germano
cara na boa, eu tentei ler mas eu nao entendi nada, eu nao era gente na época do fhc. só postei mesmo porque achei curioso...

Germano disse...

@rosamilha
hahahahahahaha

::Isabella:: disse...

Claro que para os partidos é ótimo que pessoas menos informadas ou ignorantes (nao em um mau sentido), votem. Alem disso o voto facultativo é uma ideia bem fora da realidade, mas que tipo de democracia podemos dizer que ha no Brasil a partir da hora que o governo te OBRIGA a fazer algo??

Unknown disse...

Concordo com a Isabella. A democracia deixa de ser democracia a partir do momento em que o governo te obriga a fazer alguma coisa, como as eleições, por exemplo. Se estamos em uma "democracia", por que somos OBRIGADOS a votar (com excessão aos idosos e menores de 18 anos)?


Lemos 9ºA

malik disse...

E mesmo que entre o voto facultativo apenas faria com que os eleitores que votam nulo ou branco não precisem sair de casa

Matheus Rubio. disse...

Vocês tocaram em um ponto muito interessante"liberdade de expressão". Vi tantas criticas ao serra, mas o engraçado é que cerca de uns 2 ou tres meses, o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, foi ao programa do Jô e criticou o governo federal e principalmente o presidente da republica o senhor Lula, oque aconteçeu? a entrevista foi proíbida de ir ao ar pelo TSE,então eu pergunto a vocÊs Aonde foi parar a liberdade de expressão? isso é pura censura, do presidente ditador enrrustido do nosso país companheiro de Fidel Castro e Hugo Chavez . A entrevista foi "somente" PROIBIDA de ir ao ar, isso é censura isso é ditadura, essa entrevista foi proíbida a mando do senhor Lula é claro é obvio só não enxerga quem não quer. Em questão dos admiradores de Marina Silva, o partido dela é extremamente fraco, não tem condições de presidir o Brasil, a Marina critica tanto o pt mas é la que estão as suas origens, ela pode ter saido do pt mas o pt não saiu dela. Quanto ao pt não precisa nem falar, quantos escandalos, vamos refrescar a memoria... mensalão,José Sarney, Fernando Collor de mello, Antonio Palloci, José dirceu, mais recentemente Erenice Guerra... esta aí mas o povo não quer enxergar, me desculpem pela palavra mas o partido dos trabalhadores é podre essa é a palavra que denomina esse partido mal carater PODRE, o Lula é só um fantoche que acata desisões e aparece em discursos, alem de faltar com respeito com seus adversarios partidarios (um exemplo,foi quando militantes do pt tumultuaram a campanha do psdb, e acertaram um rolo de fita crepe na cabeça do serra, e o presidente que não tem absolutamente nada a ver com isso, foi na tv, e falou que o candidato fingiu, sendo que existem imagens do objeto acertando a cabeça de serra, ou seja além de faltar com respeito com o candidato serra o padrinho de Dilma roussef faz uma calunia,uma mentira . Se eu fosse eleitor comcerteza votaria no Serra, pois ele tem opinião formada, não tem nenhum padrinho atras dele ganhando as eleições por ele,um homem sensato,serio e honesto e que tem experiencia politica, pois governou o estado mais importante do país, sempre no psdb, pois não podemos continuar com essa corja imunda de tantos escandalos, mas que o povo não quer ver, finge que esta tudo bem tudo certo...
O serra não é afavor do aborto, o serra não planejou um assalto a banco, ao contrario da presidente eleita dilma roussef, que nem se quer foi governadora do estado mais importante do país ou cargos como prefeita, vereadora , por falar no estado mais importante do país São Paulo, o estado que paga as contas do pais, o psdb ganhou e vem ganhando aqui, ou seja, graças a deus as pessoas enxergam e votam com seriedade, pelo menos em São paulo. Quanto ao voto facultativo, eu acho que seria uma otima atitude mas infelizmente não veremos isso acontecer pois enquanto o pt estiver afrente do Brasil, não ira mudar, pois o eleitor (não todos,por favor) que vota no pt é aquele que vota só porque tem que votar, senão, concerteza ele não iria perder o seu domingo tendo que votar, afinal ele não esta nem ai para o futuro do pais,lembrando novamente nem todos os que votam no pt são esses, uma grande parte mas nem todos.
Matheus Rubio
8°b

Anônimo disse...

Vocês tocaram em um ponto muito interessante"liberdade de expressão". Vi tantas criticas ao serra, mas o engraçado é que cerca de uns 2 ou tres meses, o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor, foi ao programa do Jô e criticou o governo federal e principalmente o presidente da republica o senhor Lula, oque aconteçeu? a entrevista foi proíbida de ir ao ar pelo TSE,então eu pergunto a vocÊs Aonde foi parar a liberdade de expressão? isso é pura censura, do presidente ditador enrrustido do nosso país companheiro de Fidel Castro e Hugo Chavez . A entrevista foi "somente" PROIBIDA de ir ao ar, isso é censura isso é ditadura, essa entrevista foi proíbida a mando do senhor Lula é claro é obvio só não enxerga quem não quer. Em questão dos admiradores de Marina Silva, o partido dela é extremamente fraco, não tem condições de presidir o Brasil, a Marina critica tanto o pt mas é la que estão as suas origens, ela pode ter saido do pt mas o pt não saiu dela. Quanto ao pt não precisa nem falar, quantos escandalos, vamos refrescar a memoria... mensalão,José Sarney, Fernando Collor de mello, Antonio Palloci, José dirceu, mais recentemente Erenice Guerra... esta aí mas o povo não quer enxergar, me desculpem pela palavra mas o partido dos trabalhadores é podre essa é a palavra que denomina esse partido mal carater PODRE, o Lula é só um fantoche que acata desisões e aparece em discursos, alem de faltar com respeito com seus adversarios partidarios (um exemplo,foi quando militantes do pt tumultuaram a campanha do psdb, e acertaram um rolo de fita crepe na cabeça do serra, e o presidente que não tem absolutamente nada a ver com isso, foi na tv, e falou que o candidato fingiu, sendo que existem imagens do objeto acertando a cabeça de serra, ou seja além de faltar com respeito com o candidato serra o padrinho de Dilma roussef faz uma calunia,uma mentira . Se eu fosse eleitor comcerteza votaria no Serra, pois ele tem opinião formada, não tem nenhum padrinho atras dele ganhando as eleições por ele,um homem sensato,serio e honesto e que tem experiencia politica, pois governou o estado mais importante do país, sempre no psdb, pois não podemos continuar com essa corja imunda de tantos escandalos, mas que o povo não quer ver, finge que esta tudo bem tudo certo...
O serra não é afavor do aborto, o serra não planejou um assalto a banco, ao contrario da presidente eleita dilma roussef, que nem se quer foi governadora do estado mais importante do país ou cargos como prefeita, vereadora , por falar no estado mais importante do país São Paulo, o estado que paga as contas do pais, o psdb ganhou e vem ganhando aqui, ou seja, graças a deus as pessoas enxergam e votam com seriedade, pelo menos em São paulo. Quanto ao voto facultativo, eu acho que seria uma otima atitude mas infelizmente não veremos isso acontecer pois enquanto o pt estiver afrente do Brasil, não ira mudar, pois o eleitor (não todos,por favor) que vota no pt é aquele que vota só porque tem que votar, senão, concerteza ele não iria perder o seu domingo tendo que votar, afinal ele não esta nem ai para o futuro do pais,lembrando novamente nem todos os que votam no pt são esses, uma grande parte mas nem todos.
Matheus Rubio
8°b