Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Egoísmo


Em um trajeto relativamente curto, me deparei com algo que julguei absurdo. Um carro, que está aí na foto, parou em todas as cinco faixas de pedestre, ao longo de cinco semáforos. Por duas vezes ele saiu no farol vermelho, quando estava verde para os pedestres. Ou seja, ele realmente não vê motivo para respeitar os direitos de terceiros. Se fosse uma emergência, com alguém ferido no carro, estaria com o pisca alerta ligado, mas não estava. Talvez fosse um outro tipo de necessidade que lhe fazia ter essa pressa. Quem sabe? Mas, com toda certeza, não há justificativa para dirigir tão ofensivamente.
O que acontece é que essa pessoa tem prioridades, e a sociedade na qual ela vive não é uma delas.
Diga-me como diriges e te direi que tipo de cidadão és.
Parar sobre a faixa de pedestre é um desrespeito tamanho!
Quanto mais observo a população, mais percebo pessoas tão voltadas para o próprio umbigo que não conseguem perceber como suas atitudes refletem na vida dos demais.
O homem é um animal social que não sabe viver socialmente.

39 comentários:

Nicole 9ºA disse...

Afff!!! Que cara egoísta!!! E oncordo Germano ele não pensa na sociedade dele!! Somente nele mesmo!!

Anônimo disse...

Eu já vi ate uma reportagem no fantastico sobre isso, o egoísmo dos brasileiros no trânsito. Falaram que êh uma coisa cultural e que êh normal dos brasileiros serem egoístas. Não lembro direito, mas achei um absurdo algumas atitudes mostradas. Eu acho que a maioria deve pensar tipo "se ninguém faz/respeita porque eu deveria?"

Zara 1A

Lucas Rosamilha disse...

Um dia eu tava voltando pra escola e um babaca fez isso tb. Nao lembro o que o Rafa fez que o cara ficou bravo, acho que ele fingiu que ia jogar o fichario no carro. Pensando agora foi meio burrice, mas deu uma vontade de passar por cima.

Ju do 1º a (: disse...

Acho que o homem até pode ter tido seus motivos, e que ele estava com pressa e tudo mais. Mas acho que não seria motivo para parar na faixa de pedestres, pois não adiantaria muita coisa. Se ele estivesse em uma emergencia, pode ter esquecido de ligar o pisca alerta. E quase que justificaria passar no farol vermelho, mas não a faixa de pedestre. Mas acho que mesmo que fosse uma emergencia, ele dirigiu imprudentemente, e realmente foi uma falta de respeito com a sociedade. (y)

Naty 9°B disse...

Infelizmente é totalmente verdade esta frase: "O homem é um animal social que não sabe viver socialmente." Hoje em dia, ninguém mais respeita o próximo, só querem saber de si mesmo. O desrespeito virou rotina. Sinceramente, onde iremos para ao longo dos anos?! ;/

Marthaa_;) disse...

É verdade! Se for continuar assim até onde caminhará o mundo?
Sim, tem que se admitir que as vezes tambem somos muito egoistas mas, é óbvio que isso seja errado! Tanto socialmente como Bíblicamente! Aí a coisa pega!
Se for pensar... Quanto mais evoluimos, mais irracionais e animais estamos nos tornando.

VitinhoxD_8A disse...

Concordo com você, Germano.... essa pessoas só pensam nelas mesmas...podiam respeitar mais o que as leis dizem.Ou ele tava atrasado p/ alguma coisa ou ele era muito folgado mesmo né Germano??!!

Bia disse...

Esse cara só sabe viver em uma sociedade: na sociedade onde não respeitam regras, e agora principalmente que vai ter detector nas faixas de pedestres para multar. Seria outra coisa se ele estivesse na faixa porque uma ambulância estava vindo com a sirene ligada, mas isso não ocorreu.

Matheus disse...

"O homem é um animal social que não sabe viver socialmente." Novamente digo, homem ideal somente em utopia, não justifica a atitude errada desse cara, mas temos que lembrar que uma vez nós também já fizemos uma besteira na qual se uma pessoa sem conhecer você presenciasse também poderia pensar que você é um marginal, ou no mínimo que você é um indivíduo que não sabe respeitar regras.

Poxa Germano você bota essa frase, não concordo não, você não conhece o cara, e se esse cara te visse brigando na frente da sua escola? Ele poderia dizer que você não passava de um marginal? Que você não respeitava ninguém? Que você só brigava pra se impor? Não são só os erros que mostram quem você é, são as qualidades também. Dizer que o homem não sabe viver em sociedade é julgar um milhão de pessoas pelo erro de 50. Toda a vez que eu tava na rua e precisei de ajuda me ajudaram, obviamente que pela região que eu moroé um pouco mais fácil, não pediria ajuda lá na Santa Efigênia.

Porém esse homem está errado, e deve ser punido independente de sua justificativa, ele infringiu os direitos dos pedestres sem ao menos sinalizar emergência se o mesmo se encontrava nessa situação.

Anônimo disse...

Ele pode até ter esquecido de ligar pisca alerta. Mas se nao for uma emergência é uma falta de respeito muito grande. A faixa de pedestres tá lá pra ser respeitada né? É como a Zara falou, muita gente pensa: 'se ninguém faz, porque eu tenho que fazer?', muita gente é "maria vai com as outras".

Débora Vieira

Lucas Rosamilha disse...

@mat
é se vc pensar assim é verdade, vai ver ele estava atrasado, num dia DAQUELES! mas ele cometeu muitos erros, acho que deveria ser punido. aliás, @germano, vc não passou a placa dele pras autoridades?

Larissa 9ºB disse...

é esse cara não tem respeito nenhum pelo proximo, e dá pra ver q esse cara não ta na campanha da porto seguro de transito gentil...
o pior é q não é só ele(ela), a onde eu moro tem uma faixa de pedestres na frente do predio, e para carro, onibus, moto na faixa. poxa se viu que tava no amarelo podia não ter avançado, era só esperar.
Gentileza é a alma do negocio.

::Isabella:: disse...

Geramano a pior coisa mesmo é quando vemos um carro de policia, andando na maior calma, sem sirene nem nada que passa pelo farol vermelho, como eu vi hoje de manha indo para a escola. Isso é um absurdo!! Eles que deviam dar os exemplos aos outros!Ja vi carro de policia tambem fazer conversao em lugar proibido, mas com certeza ele nao tinha nenhuma emergencia, porque estava andando MUITO devagar, e de repente resolve fazer a conversao, espera os carros pararem para ele passar e continua andando normalmente! Esse sim com certeza nao tem a minima noçao do que é viver um sociedade, principalmente nao da valor a ele proprio nem ao que ele significa (na minha opiniao um policial que faz isso nao significa nada, só mais um ignorante no mundo).

Germano disse...

@Matheus
"Poxa Germano você bota essa frase, não concordo não, você não conhece o cara, e se esse cara te visse brigando na frente da sua escola? Ele poderia dizer que você não passava de um marginal? Que você não respeitava ninguém? Que você só brigava pra se impor? Não são só os erros que mostram quem você é, são as qualidades também."
Quando eu briguei na frente de uma escola?

Anônimo disse...

Isso que o cara fez de parar na faixa de pedestres avançar no farol vermelho é uma atitude muito errada, mas todos nós criticamos essa atitude como se nunca tivesse-mos feito uma coisa parecida, quando estamos com presa ou quando nos destraimos.
"Quem nuca errou que atire a primeira pedra"

Bruno Gioia 1ªA

Unknown disse...

o egoísmo e a falta de consideração das pessoas está deixando o mundo assim como está, as pessoas estão cada vez piores.

Paulo disse...

Sertas pessoas são tão ignorantes que não pensão nos outros apenas em si mesmos e podem acabar machucando outras pessoas, esse cara foi um ignorante, mas ele teve muita sorte em não machucar alquem, se ele não tiver uma boa rasão para fazer essa idiotise se não ele(a) deveria ser preso e processado(a)por direção perigosa e preso(a), ele(a) tem que se concientisar que deve tomar mais cuidado quando ele(a) esta no volante.

OBS: Quem sabe se ele(a) estava bebado(a) ou sempre dirije assim.

Bia disse...

Eu estava parada no fárol com minha amiga quando íamos atravessar, uma ambulância que estava com a sirene apagada ligou ela e passou no fárol vermelho. Ou seja, será que tinha alguém dentro dela, e do nada a pessoa começou a passar mal?mEu acho que não ne? Onde o mundo vai para desse jeito?

Beatriz 9ºB

Matheus disse...

@Germano
Não foi na frente de sua escola? Eu tava lembrando de uma vez que você conto que brigou quando você era menor, só utilizei como exemplo pois pareceu calhar com o que eu queria dizer, não estou me referindo a nenhum episódio recente mesmo porque não há nenhum desde que te conheço. De qualquer forma se você quiser retire o comentário pois a minha intenção foi só exemplificar, agora vejo que devia ter pedido a sua autorização primeiro, ou ter montadooutra situação, me desculpa.

O meu ponto é, sim esse cara deve ser punido pois não há justificativa para o que ele fez, mas não devemos tirar nossas conclusões sobre o homem/mulher No Geral a partir das ações de poucos casos. Deve haver casos iguais, similares ou ainda piores? Com certeza, mas se a parcela fosse tão significativa a ponto de prejudicar severamente o trânsito já estariamos provavelmente quase todos mortos. Obviamente que medidas seriam tomadas antes de chegar nessa situação, porém o que eu queria mostrar é que as vezes fazemos coisas que não queremos apenas por impulso, não deviamos fazê-lo, entretanto somos humanos se não fizermos idiotice seremos então seres divinos.

@Luc
É bom que pelo menos alguém concorda comigo quando botei esse comentário e achei que todos iriam falr que estava errado.

Unknown disse...

É por causa desse tipo de gente que muitas pessoas morrem atropeladas ou ficam com algum tipo de problema físico. Acho um absurdo mas ñ dá pra saber, porque ele podia estar atrasado ou ele era um folgado que só liga em chegar 10 minutos antes em casa.
GABRIEL 8ºA

Lucas Rosamilha disse...

@mat
o pessoal é muito agressivo por aqui... esse pensamento de todo mundo ser ruim nao leva a nada

Unknown disse...

Tem gente que realmente não sabe dirigir ou faz de propósito. O cara parou literalmente no meio da faixa de pedestre e, provavelmente, se algum pedrestre olhasse pro motorista com uma cara estranha, o motorista ainda ficaria bravo com o pedestre, pensando que ele tem a rasão. Mesmo se fosse alguma emergência, o cara, como o Germano disse, deveria andar com o pisca alerta ligado, porém NUNCA deveria parar no meio da faixa de pedestre, sem falar no fato de que avançou dois sinais vermelhos. Eu fico imaginando se algum guarda estivesse lá nessa hora... O trânsito está cada vez pior: as pessoas estão sem paciência, não respeitam as sinalizações e os faróis vermelhos e nunca dão passagem. Espero que algum dia as coisas mudem, por mais difícil que seja.

Daniel Lemos 9ºA

anne 8 A disse...

"FAIXA DE PEDESTRE" até o nome ja esta disendo para que serve "PEDESTRE"-PESSOA ou o cara é um folgado ou nao aprestou atenção aonde parar, dexa ele levar uma multa,o problema é dele.

Daluz disse...

"O homem é um animal social que não sabe viver socialmente."

Isso me lembrou "Viagens de Gulliver" de Jonathan Swift. O personagem vai para um país onde os cavalos são seres civilizados, pensam e falam; e os animais são os homens humanos. O homem nesta história é um animal egoísta e ignorante, ele não pensa. Não me lembro de detalhes agora porque li o livro já faz um tempo, mas os homens (que eram animais criados pelos cavalos) brigavam entre si em consequência do egoísmo. Brigavam por comida, se matavam, não se respeitavam.

Faço uma analogia desta crítica que é este livro com o post. O homem realmente é um animal que não sabe viver socialmente. É como se estivéssemos com uma venda nos olhos, porque realmente ficamos cegos e só vemos o que queremos, o que é de nossa vontade. Este cara lógicamente sabe que é errado ficar sobre a faixa de pedestres, mas por sua vontade própria fez isso. Ele sabe que não vai ter uma punição, e muito dificilmente um pedestre parará do lado de sua porta e falará "ei, se toca, tio! você ta na faixa!". Mas é isso que muitas vezes precisamos para acordar. Nessas horas é que eu acho que entra muito da Psicologia. O que o Matheus quis dizer, pra mim, é que realmente não sabemos quem é a pessoa, pelo o que ela passa. Mas também! Vivendo em sociedade não dá para se analizar a todos individualmente, creio que temos condutas a seguir em prol do bem de todos. E é isso que faltou nesse cara. Mas, claro, ele não é o único. No trânsito vemos isso a TODA hora, em QUALQUER lugar. São carros que cortam, que param no cruzamento, que passam os faróis fechados, enfim.. a lista realmente é longa. E também não podemos pensar que isto é só no trânsito, pô.. vejo esse egoísmo todos os dias, sem exceção. É no metrô, a senhora em pé e o moço sentado fingindo que não a vê, é no metrô (sempre lá!) que a espertinha passa na tua frente na "fila" do trem das seis (aquele trem gostoso) e finge que nada aconteceu.. Vixi, são tantas as coisas! Mas também não podemos dizer que nunca demos as nossas mancadas.

Acho que o que importa não é se você já teve seus erros. Já foi, é passado. Mas o que realmente conta é quando você toma consciência dos seus atos. Do que fez, como deveria ter feito, como vai fazer agora.. Como Sócrates afirmando que nada sabia, e assim se tornando o maior dos sábios.

Bom, é isso!

ps: como nunca comentei no blog, acho que agora escrevi até demais! haha

Besos, chicos!

Grazi disse...

"O homem é um animal social que não sabe viver socialmente."
Concordo plenamente com a frase do professor.
E não é somente um absurdo com a falta de respeito no trânsito com os demais, mas também para consigo mesmo.
Muitas pessoas não sabem a importância da palavra RESPEITO e claro a ação da mesma.
Não dói e nem mata, um "DESCULPE", um "COM LICENÇA" ou "POR FAVOR", isso não é apenas ser educado, é fazer parte de um meio, é respeitar o próximo e a si mesmo como indivíduo, é saber ouvir e entender, é saber dizer e fazer-se compreender.

Anônimo disse...

Qualquer que fosse o motivo dele para tamanho desrespeito com a lei, não é válido. Sim, é egoísmo, egoísmo impossível de medir. Quer dizer, ele pode estar com pressa pro que quer que tenha que fazer, mas a Dona Maria não pode atravessar a rua porque o maravilhoso decidiu parar no lugar designado à ela, a pedestre. Concordo com o que disse, só não com a generalização apressada. Claro, o homem não cumpria a lei, mas em contrapartida outros tantos a cumpriam e estavam tão boquiabertos quanto você.

Felipe Luna, 1 A.

Giancarlo disse...

Esse povo ai só vai ver a importancia da faixa de pedestre no dia em que eles estiverem andando a pé na rua, e quando for atravessar a rua, deem de cara com um carro na faixa de pedestres. Meu lindo episodio de atropelamente foi tipo...: eu tava atravessando a rua, o cara avançou no farol e me atropelou, e nem socorro o cara me deu.

Anônimo disse...

realmente o ser humano é um animal e esta se tornando cada vez mais ante-social de tanto prestar atenção no próprio umbigoe não estar nem ai para o resto da sociedade; existem pessoas de mais no transito penssando: "cheguei primeiro então tenho a razão". Mas os pedestres também não deixam isso passar em branco, ja vi caso de chutarem o carro e xingarem o motorista.


Thabata 9ºB

Bia disse...

Eu concordo com o Gabriel, os principais casos de mortes são por causa desses caras egoístas.

Beatriz 9ºB

Gu 8º A disse...

A atitude do cara é muito comum... acontece sempre, o pior é quando todo mundo começa a achar normal... temos que reclamar mesmo...

Julia Reis. 8ºa disse...

Acho muita falta de respeito!Um dia eu estava atravessando a rua no sinal vermelho na faixa e um homem quase me atropelou....passou no sinal vermelho! As pessoas estão cada vez mais pensando só nelas mesmas e não nas consequencias que as outras pessoas terão pelos seus atos!

Germano disse...

Carvalho! Gian, você foi atropelado? WTF!!!
@Matheus
Ahhh, eu estava pensando que você se referia a algo recente.

Fuji - 1ªA disse...

Nossa Gian, eu também nem sabia que já foi atropelado.. o.O
Eu quase já fui vítima de atropelamento por uma moto que passou no farol vermelho, mas já vi uma mulher sendo atropelada por uma moto na avenida Sumaré.
Também uma vez, estávamos eu, o Raphael, o Luc e acho que mais alguem voltando para casa juntos, pois moramos perto e pegamos o mesmo caminho, e quando estávamos atravessando a rua, um carro veio com tudo e parou bem na faixa de pedestres, e quase atropela o Rapha.. e mesmo o rapha reclamando, o motorista ainda veio xingar o rapha, como se ele estivesse com a razão.
É... esse tipo de coisa nem me surpreende mais.. muitas pessoas, como falaram nos comentários, não estão nem ai com os outros e só ligam para si mesmos...

Pedro Monaco 9°B disse...

Da pra ver a placa do carro
(ELT-9066) ia ser engrassado se o dono do carro entra no blog e ve o proprio carro sendo alvo de comentarios.

Fifty disse...

A única resposta pra isso pra mim é o que agente estuda nas aulas ser solitário ela não ta nem ai com niguem porque nao se indentifica com ninguem

Julia Morais 8 A disse...

É...muita falta de respeito mesmo...quem ele acha que é pra fica na faixa de pedestre. Mas tem gente nesse mundo que não está nem ai com os outros, e as vezes até se ferra. Hoje tava dentro da perua cruzando uma rua...ai tinha um carro atrás de mim (e não tinha semáforo), ai meu perueiro olho, ai atravesso, e sem olha, o de trás veio correndo pra cruza a rua, e ai veio um carro da rua, ai bateu os carros, e o cara fico estressado. Ai meu deu mal vontade de fala, "se ferro... quem mando não olha antes de cruza a rua!!"
Dá raiva, esses motoristas de hoje em dia...

Unknown disse...

Que cara folgado!!!!Concordo ele tem suas preocupações repeito ,mas e as outras pessoas tem as delas também que podem ser ainda mais importantes do que a dele.Esse cara é um verdadeiro IGNORANTE E EGOÍSTA!!!!Como eu vi num caminhão uma frase própria para esse cara:"SE ESTÁ COM PRESSA ALUGUE UM AVIÃO"!!!!!

Ezio Auditore da Firenze disse...

Uma vez um cara fazendo isso!!!!
Esses caras são ridiculos, pois não ligam para ninguem, a não ser quando é do "mundinho" deles.

Unknown disse...

QUE FALTA DE RESPEITO.......não da para acreditar que a população é tão egoista que só pensam em si mesmos e não pensam nos outros,não da para acreditar que vivo no meio dessa sociedade,estou ENVERGONHADA,(SE ALGUEM QUE LER ISSO FIZER ESSAS COISAS POR FAVOR TOME VERGONHA NA CARA E ARRANJA UMA COISA MELHOR PRA FAZER)

Thaís 8 ano B