Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Injúria racial

É o crime que alguém que xinga outro, por questões raciais, comete.
A pessoa que comete esse tipo de crime é, em geral, idiota. Por vezes, ela é maldosa. Esse Danilo, zagueiro do Palmeiras, é um caso típico de idiota. Ele xingou o Zagueiro do Atlético Paranaense de macaco e, ainda, cuspiu na cara dele. Tudo isso porque o zagueiro era negro e, no calor do jogo, o Danilo acreditou que seria o que mais ofenderia o adversário. Como os colegas de Danilo dizem, ele não é de cometer racismo, foi algo que aconteceu porque estava com os ânimos alterados na partida.
Deve ser mesmo, porque fico imaginando de quê o David Beckham xingaria o Danilo, se fosse para ser preconceituoso, o que Beckham não é.
Como tenho dito em sala de aula, a etnia branca caucasiana é quase nula no Brasil. Esse Danilo, na Europa, seria tratado da mesma maneira como tratou o Manoel do Atlético Paranaense.
Ao invés de se unirem, em função da ampla miscigenação, os brasieliros preferem viver sonhando em ser algo que não são. O pior de tudo é que ser, ou não, branco não serve para porcaria alguma que as outras etinias também não sirvam.
Me lembrou uma infeliz vez em que o Ronaldo fenômeno disse: até eu que não sou negro fiquei ofendido.

Nesse caso, a imagem esclarece bem o que quero dizer.

43 comentários:

Unknown disse...

"O pior de tudo é que ser, ou não, branco não serve para porcaria alguma que as outras etinias também não sirvam."

Essa frase basicamente resume o texto inteiro. O problema é que, por causa da tenção e da emoção do jogo, às vezes não percebemos a gravidade das coisas que fazemos ou falamos. Eu acho que o Germano está certo: nós deveríamos nos unir independentemente das nossas raças; só depende que a população preconceituosa aceite esse ideia.

Lucas Rosamilha disse...

Tava vendo o jogo e o Manoel tava provocando, confesso que tambem xingaria na posição do Danilo , mas não de coisas racistas, ou talvez sim, sei la, de qualquer maneira, não está certo. O cuspe eu achei que o cara mereceu, até porque ele deu uma cabeçada e um pisão no Danilo e ainda disse que faria de novo, ao contrario do Danilo que se arrependeu(ainda bem), apesar de não ser essa a discussão. Claro, não consigo ser imparcial nesse caso, até porque sou palmeirense e o Danilo é O cara, mas só estou tentando dizer, que provocações gerão reações, e pra julgar alguem que faz besteira no meio do jogo de futebol, devemos levar considerações diferentes de pessoas em sã consciencia e com a cabeça fria.
Sinceramente acredito que xingamentos racistas devem ser comuns nos jogos de futebol, mas é que só alguns jogadores resolvem denunciar por ser conveniente, nem sempre por se sentirem ofendidos, até mesmo pelo negócio do calor da partida e tal, nessa semana mesmo, o Daniel Alves foi alvo de racismo na partida entre Espanyol x Barcelona (clássico catalão), ele que nem negro mesmo é, mas disse que "o futebol é maravilhoso demais para ligar para uma coisa dessas", ou algo do tipo. Achei bem legal a frase dele, não que racismo deva ser liberado no futebol, mas que se todos pensassem assim, não teria o porque de usar xingamentos raciais, pois as vítimas não ligariam e não faria sentido.

Outra coisa, é que se Beckham xingasse o Danilo, não seria injúria racial, pois isso só se aplica aos negros, quando é com outra etnia não dá nada.

Germano disse...

@Rosamilha
Na Europa, pros racistas, não importa se é pardo,quase seis, ou qualquer coisa que o valha. Se não é branco, é negro.
--------
A ordem dos fatores altera o produto nesse caso. O jogador disse que fez isso porque foi xingado. De qualque maneira, ambos merecem as devidas punições.
--------
Se você acha que o Daniel Alves não tem nada de negro, se enquadra no parâmetro brasileiro. Eu tenho ascendência negra. o Daniel tem o triplo de mim.

Germano disse...

Olhe novamente para uma foto do Daniel:
http://www.oleole.com/media/main/images/member_photos/group1/subgrp248/daniel-alves_79197.jpg
Sério mesmo que ovcê acha que ele não é negro? Pode ser misturado, mas isso não cria uma nova etnia, não elimina a ascendência dele.

Paulo 9ºA disse...

Essas pesoas que pensão que não são negras é porque devem ter medo de que as outras pessoas o oprimam por casa do racismo que havia antigamente e que à hoje em dia mas em menor numero.

Esse caso do jogador chamar o outro de macaco pode ter sido por causa da ansiedade do jagador na partida como o seu colega disse.

Alguem que tem esse comportamento de rassismo pode ter sido influenciada por causa de parentes que foram influenciado por outros de epocas distantes que foram seguindo esse pensamento.

OBS: todos devemos nos concientisar que o rassismo ja acabou à anos e muitas veses não tem nada haver conosco.

Lucas Rosamilha disse...

@germano
se depender de mim todo mundo é negro, mas digo negro bem afro sabe, não tipo mulato, mas vc entendeu o ponto, né?
obs: ridicula essa lei de racismo só pra negros, porque se todo mundo é igual, as leis tem que ser iguais pra todo mundo.

Vitinho 8ºA disse...

Seria racismo tambem, se um negro chamasse o outro de macaco??
Não faria sentido...

Julia Reis. 8ºa disse...

Eu acho ridícula essa coisa de racismo! todos somos iguais não importa a nossa cor, o que importa é o que temos dentro de nós, mais eu acho que isso já acabou esse caso do jogador deve ter sido pelo nervosismo.

::Isabella:: disse...

Nervosismo ou nao,para mim isso é só futebol, nada muito importante, alem disso as pessoas deviam saber se controlar e esquecer um pouco desse passado escravo, justamente porque é passado e começar a olhar pra frente.Sei que nao tem o mesmo efeito, mas qualquer um pode olhar um branco e falar: Ah, seu branquelo desbotado!!
Para mim é racismo do mesmo jeito.
Ja que racismo significa o apego à raça da pessoa.
Alem disso alguns devem se aproveitar desse passado, como
no caso das cotas.

Bia disse...

Cometer uma falta no futebol, não é motivo pra xingar o jogador de macaco ou cuspir na cara dele, mas acho que esse é o futebol de hoje.E também concordo com a Bella, chamr alguém de branquelo desbotado é racismo do mesmo jeito.

Beatriz 9ºB

Unknown disse...

Nervosismo ? Que ridiculo, que desculpa mais podre. Nunca acontece nada com esses jogadores, igual aquele que bateu na mulher. Para eles tudo é normal. Racismo é CRIME e com certeza essa história não pode simplismente ficar assim .

gabriel bueno disse...

O preconceito racial nao deveiria existir pois posui tantos problemas no mundo que as pesoas nao deveria procupar-se com a cor das pessoas pois um dia voce pode precisar da ajuda da pessoa que voce discriminou alem de ser um crime.

Lucas Rosamilha disse...

@bella
como assim "isso é só futebol"? é a profissão dos caras, é que nem vc falar pro germano que ele é só um professor.

@bia
o futebol antigamente era muito pior, normalmente se acontecesse isso ninguem ia ficar sabendo, pois nao tinham tantas cameras em campo.

@giuliana1903
quem já jogou futebol sabe que nervosismo nao é desculpa.

Ezio Auditore da Firenze disse...

Acho isso ridiculo.
No Brasil tem briga por causa de time, religião e principalmente racismo.

Matheus disse...

@Rosamilha
É cara, foi o que você disse, dentro ou fora da partida é preconceito do mesmo jeito. O duro é saber que tem "negro" que pensa que não é e se engana pensando que é "melhor" achar que não é.

http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/4187/Injuria-racial
Dei uma pesquisada, não sei se as informações estão certas, mas pelo que parece injúria racial não chega nem a ser crime, parece que é contravenção.

Dani disse...

apesar de tudo q ele pode ter feito, nada justifica ele ter xingado de modo racista é a última coisa q eu faria!

Lucas Rosamilha disse...

@mat
futebol ta ficando muito chato com essas frescurinhas. daqui a pouco num pode mais xinga juiz e nem ninguem.. vo faze que nem o flavio e joga rugby se continuar assim.

Unknown disse...

Ah beleza, entendo que o cara estava "no calor do jogo" e animadao la.. Mas nada justifica o chingamento. Nem na situacao do jogador nem em situacao nenhuma. Seja o cara branco, preto,amarelo,na'vi ou albino.
Achei chato o fato de injuria racial ser só uma contravencao,mas tambem se todos que fossem preconceituosos parassem na cadeia..ia ficar mais cheio do que ja é (como se fosse possivel).
Tambem acho que nao importa se o cara nao é brancao,preconceito nao é só das pessoas brancas com negros!

Rubio disse...

finalmente consegiui entrar no seu blog!
Sobre o Danilo e o manoel, acho tudo isso completamente ridiculo, a atitude dos dois a do danilo de ter cometido um ato racista e o impacto disso tudo que esse zagueiro do atlético causou. Se ele xingou o danilo o danilo retrucou, de uma mneira totalmente equivocada, concordo, mas se o manoel começou toda essa confusão dentro de campo ele que resolvesse dentro de campo, mas ele quis causar toda uma polemica q poderia ser evitada, levou tudo isso para a imprensa e para a diretoria ao invés de resolver ali.
Se fosse qualquer outro jogador devolveria da mesma maneira, cuspindo nele e o xingando, mas como disse ele não quis resolver la dentro de campo e acabou arrumando todo esse transtorno. Racismo tem em toda a partida de futebol, infelizmente só que na maioria das vezes, os jogadores resolvem ali mesmo se xingando ou até se batendo(de maneira equivocada) , mas pelo menos não causam tudo isso. Concluindo a atitude do danilo foi ridicula, mas a do manoel tb foi, ele quis aparecer, pois não resolveu o problema que ele mesmo causou dentro de campo.

Anônimo disse...

Rafael Giovannini 8A

racismo é algo muito complicado. Principalmente no brasil onde não há uma definição étnica precisa, mas sou da seguinte opinião: o que acontece dentro de campo fica dentro de campo.

Unknown disse...

eu acho que nunca vai ter uma igualdade, nunca vai ter uma uniao no mundo.
sempre vai ter esse negocio de raças, de que voce nao é importante de que voce nao vale pra nada. mas sim pode haver uma melhora a respito da descriminacao!

larii9ºB disse...

cheguei bem depois de começarem as discuçãoes mas uma coisa que a bella disse me lendrou a novela das 7 caras e bocas, num dos quadros a mãe do caco e a mãe da mulher dele q eu não lembro o nome, chamava to da a familia dela de branquelos, e de contra partida a familia da moça q caso com ele era super racista tambem....

o ponto é que o racismo é pros 2 lados , mas graças o nosso passado , só os negros são 'injustiçados', na novela isso era bem posto.

Rubio disse...

É isso mesmo rafa, começou a confusão dentro de campo, então termina la dentro também sem sensacionalismos.
Racismo é ridiculo, todo mundo sabe disso, o cara não precisa se fazer de vitima porque ele que começou com a agressão, mas é oq eu disse ele quis aparecer.Quem é pior? Olha a que ponto o futebol mundial chegou.
Eu sou contra a opinião de q o futebol antigamente era pior, pois antigamente os jogadores jogavam por amor a camisa e não apenas por dinheiro como esses mercenarios chamados de jogadores fazem hoje em dia

Júlia Calçade disse...

Realmente foi ridículo o zagueiro do palmeiras ter xingado o zagueiro do atlético paranaense, e o fato disso ter acontecido durante uma partida de futebol, onde algumas pessoas "perdem a cabeça", não justifica nada.
Concordo quando a larii disse que o racismo é para os 2 lados, se houve toda essa repercussão por causa do Danilo e o Manoel, deveria ter também quando um negro xinga um branco, quando um branco xinga outro branco e quando um negro xinga outro negro, o que é óbvio que acontece a todo tempo durante uma partida de futebol.

Unknown disse...

Racismo é muito ridículo.As pessoas que se referem ao um negro ou ao um índio com superioridade devem ser presos como uma pessoa que roubou um carro. Mas concordo com o Rafael Giovannini, brigou, xingou dentro de campo fica dentro de campo.

8ºA

Lucas Rosamilha disse...

independente de que os comentários aqui sejam totalmente radicais, sem informações e hipócritas, ja que eu nao vou falar que acho isso grave, pois eu mesmo faria, e nao sou racista, apesar das piadinhas e comentários, existe uma diferença entre racismo e xingamentos sobre a cor, principalmente tratando-se de um jogo de futebol, porque ninguem vai parar pra pensar no que se xingar um cara no meio do escanteio, como foi o caso, vc simplesmente xinga da primeira palavra que vier a cabeça, e normalmente o cara retruca e fica por aí. mas por exemplo, o cara te xinga de fdp, mas nao quer ofender a sua mãe, é a mesma coisa em um xingamento de macaco do c*, ele simplesmente xingou.
O problema é que vivemos em um país em que se tem preconceito com tudo, e talvez o racismo seja o menor deles. como moro em um bairro mais legal e tal, isso é menos frequente, mas é só eu começar a ver na tv, ou ir um pouco mais longe de casa, que já percebo que existe homofobia, essa história de "coisa de macho", e violencia contra a mulher que vejo todo dia na tv, e o pior de tudo é que elas parecem nao ligarem.
é simplesmente BROXANTE pensar que existe uma discussão tao grande em cima de um "racismo" que na verdade nem é racismo, simplesmente xingamentos racistas, quando temos coisas bem piores acontecendo, mas parece que quando se trata de negros, a mídia se faz de justa, as autoridades dão uma ideia de que vão punir e o povo diz que é errado mas faz a mesma coisa no dia-a-dia.

@GERMANO
eu sei que vc não gosta de europa, mas la pode até ter mais racismo, especialmente no futebol, principalmente na itália e na espanha, mas la pelo menos isso tem um "fundamento", ja que os europeus são caucasianos, ao contrario daqui, que vc ve racismo de negro com negro e por aí vai. e a europa tambem está muito a frente daqui quando se diz de outros preconceitos, talvez seja porque o nível de educação lá é bem mais alto.
ah e não sei se vc acompanha o futebol, mas recentemente, em 2008 se não me engano, um time declarado racista, não jogam negros, a torcida usa máscaras brancas em jogos do time, o Zenit Petersburg da Rússia, foi campeão da antiga Copa da Uefa, e acho que nem teve muita repercussão esse caso, e não aconteceu nada com o time, mas enfim, na Rússia é um pouco diferente daqui, nós nao podemos julgar os caras como se eles vivessem no Brasil, onde tem muitos negros, la quase nao tem nada, aí fica um pouco diferente, os mais conservadores acabam sendo irracionais.
imagem da torcida -> http://1.bp.blogspot.com/_3Lr1xF3_YPE/SDAZpTsZMSI/AAAAAAAABas/kt3dBfaf6TE/s400/zenit.JPG

Germano disse...

@Rosamilha
Discordo na parte de que não é importante a injúria. Concordo na parte da homofobia.
-------------------
Agora, vamos por partes.
Eu AMO a Europa. São vocês que odeiam o país onde nasceram, ridicularizam em tudo e preferem idolatrar a Europa. Por isso, pra vocês, critico muito a Europa.

Evoluída em racismo? Só se for por ser mais "efetivo". Lá eles matam por racismo. Espero que você não tenha dado a entender como "melhor".
As "soluções" que os europeus tomam no que se refere ao racismo não podem ser levadas como boas só por terem vindo de lá.
De qualquer maneira, seus comentários sempre são inteligentes.
Até amanhã!

Germano disse...

@Rosamilha
Ah, só faltou declarar. O país que mais amo é a Inglaterra. Amo tudo alí. Desde pubs, rock, cosmopolitismo (???), a história. Tudo. Se me garantissem um emprego igual por lá, esse seria o último semestre de vocês comigo.
Mas, o que me mantém aqui é a amizade.

Lucas Rosamilha disse...

@germano
nao era evoluída em racismo especificamente, era em preconceitos, tipo homofobia e afins

Germano disse...

@Rosamilha
Nesse ponto você tem plena razão. Lá, se você quiser sair de bermuda e top feminino, ninguém vai ficar te olhando e julgando. Cada um tem a sua vida pra cuidar. Isso é um ponto muito mais evoluído lá.
Aqui, se uma pessoa se veste de modo estranho, não arruma emprego, é julgada pelos outros no colégio, faculdade. Relembre o caso da Geise (?) Arruda.

Gu 8º A disse...

é isso aí... racismo é coisa de idiota. As pessoas são diferentes, e não por sua raça, religião ou outros aspectos, as pessoas simplesmente são diferentes... e isso é que é bacana... a diferença.

Anônimo disse...

O racismo é um problema que existe faz tempo e dificilmente conseguiremos acabar com ele.
Na maioria das vezes só consideramos o racismo quando uma pessoa branca xinga um negro. Um exemplo disso é quando vemos uma pesoa negra usando uma camiseta escrito 100 por cento negro não é preconseito com brancos, mas se um branco usa uma camiseta escrito 100por cento branco é preconseito com os negros.

O que aconteceu com o Danilo do Palmeiras e o Manoel do Atletico foi preconseito, mas aconteceu no quente do jogo. O que acontece no campo fica no campo não tem motivo para levar esse caso além.

Bruno Gioia 1ªA

Abner Sampaio disse...

Eu discordo da bella quando ela diz que é so futebol,como assim??futebol é o esporte mais jogado no mundo, e logo, o mais influente na sociedade, nao podemos dizer que nao é nada importante uma ofensas dessa.Mas concordo com ela quando ela diz que devemos esquecer esse passado escravo e so olhar para frente.

No 1B(um pouco no 1A)nos nao temos esses problemas com raças, todo mundo é negro e todo mundo é branco e ninguem ve problema nisso,e so uma brincadeira, outro dia o lucas brincou: "Aqui é a verdadeira democracia", se as pessoas nao ligassem para essas coisas(xingamentos) ninguem iria xingar ninguem, pois as pessoas só xingam quando sabem que a outra pessoa se incomoda.

O futebol é a profissao do Danilo e do Manoel, eles estavam no calor do jogo, e um provoca o outro e o xingamento sai, no final o danilo se arrependeu e viu que estava errado e ja pediu desculpas em publico isso que importa. Tem tanta coisa pra se preocupar e as pessoas estao se preocupando com palavras que foram pronunciadas sem pensar.

Anônimo disse...

hahaha maei a foto qda comparação entre eles... ( o backham ta lindo!)
mas voltando ao foco eu concordo plenamente com o luc tipo um provocou o outro mas tipo nenhum fato justifica a atitude de nenhum dos dois...
mas acho uqe quem esta acostumado estar sobre pressão ser "sangue quente" deve ter mais domínio próprio pq as vezes no estresse acabamos fazendo coisas que não devemos...

Kim 1°B

Fifty disse...

eu acho que não temos lábia para julgar ninguem ,mesmo pelo fato do jogo e pelo fato de falar se o zagueiro palmerense foi errado ou se simplesmente em um ataque de nevozismo fes isso. Mas o racismo é uma coisa meio estranha de se lidar como disse o bruno Gioia mas em fim cada um tem sua verdade.

Anônimo disse...

Percebi que há uma pequena confusão em algumas informações:

Sobre a questão de contravenção e crime:

- Contravenção: ato infracional cometido por um menor de idade.
- Crime:infração feita por um maior de idade.

Gente, cuidado com a grafia das palavras!

Eric 1ªA

Unknown disse...

Eric acho que você está errado na questão de crime e contravenção, porque um maior de idade tambem pode cometer contravenção.
Na verdade a diferença está na punição:
- Crime: há reclusão ou detenção
E
multa
- Contravenção: há prisão simples
OU
multa
A diferença é o tipo de prisão e se terá multa ou não, não tem muito a ver se a pessoa é maior de idade ou menor.

No caso da injuria racial, estive pesquisando e vi que sua penalidade é de 1 a 3 anos com multa, pelo fato de ser prisão com multa seria um crime, mas pelo fato de ser de 1 a 3 anos acho que seria uma contravenção, nesse caso eu nao sei se Injuria racial é crime ou contravenção.

Raquel Simionato 1A

Anônimo disse...

Corrigindo:

- Ato infracional: delito cometido por um menor de idade.
- Crime: infração feita por um maior de idade.

Raquel, de acordo com o texto, injúria racial é crime.

Eric 1ªA

Matheus disse...

@Quel e Eric
Fundamentei o que disse no conteúdo do Alessandro mas posso ter errado, porém a discussão é outra não é relevante ao caso, falei apenas por falar, achei que tinha deixado bem explicito que não tinha certeza.

Unknown disse...

@Matheus
Eu sei que a discussão é outra, mas queria corrigir algo que estava errado.

Agora a respeito de injuria racial eu acho que sempre existiu e sempre vai existir, mesmo que ninguem goste e que todos tentem combate-la. Sou contra quem fica xingando os outros e principalmente a respeito de "raça", mas acho que isso é uma coisa quase impossível de acabar.
Raquel 1A

Lucas Rosamilha disse...

@mat
vijwh4a8ujhiw9a8uh4wahi98hj4wi9jowkhjdkosafijdsf9ujd(isso é uma risada).

Lucas Rosamilha disse...

@germano
OFF: na boa ve esse video http://www.youtube.com/watch?v=zJZ2rX-Kyaw , é a sua cara

Unknown disse...

Acho isso um crime,um absurdo,pra que brigar por causa dessas coisas RACISMO...quem é racista é realmente idiota,mto idiota,sem noção de nada nem de ninguem,quero ver se se alguem chegasse e ofendesse ele como ele ofendeu se ele iria gostar,acho q não né???