Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de maio de 2010

Quem é o bandido?

Sempre tento mostrar que exitem duas razões claras para não se combater violência com violência: Porque o criminoso sempre pode ser mais violento do que você e porque isso faz com que a polícia tenha um poder, nas mãos, maior do que deveria ter.
Muitas pessoas pedem a "pena de morte" como se fosse salvação. Mas a verdade é que a pena de morte já está aí. Depois da corja que ficou instituída na polícia, após ditadura militar, regime que perpetrou inúmeros crimes contra a humanidade, a população tem se mostrado "feliz" quando vê nos noticiários um Datena da vida dizendo que "dois bandidos foram mortos". Qual foi o Juíz que deu essa sentença que revogou os direitos daquele cidadão? Não foi um juíz, foi um policial de pouca instrução e que não saberia, ao menos, ler o que escrevi aqui.
Quando a sociedade acha "bonito" que a polícia saia matando indiscriminadamente, os policiais, que são despreparados e mal pagos, tendem a se sentir como deuses nas ruas, com poder de vida ou morte sobre todos nós.
Vá a um estádio e seja espancado em uma abordagem. Ande pelas ruas à noite para escutar que não deveria estar andando por lá.
Esses casos, os dois citados já aconteceram comigo, mostram que os policiais se sentiram no direito de passar por cima da lei.
A obrigação do policial é ser cordial com qualquer cidadão. Afinal, ele serve ao cidadão. Qualquer desculpa sobre sua remuneração ou condição de vida morre no momento em que ele está lá de livre escolha. Ninguém o obrigou a entrar para a força. Já que aceitou, faça direito ou saia de lá. Se ficou e faz o que digo aqui, é porque é bandido.
Afirmo isso porque conheço pessoas da polícia, desde sargento a oficial da força tática, que são extremamente honestos e aceitam as condições do seu trabalho.
Por ano, segundo o mapa da violência, estudo que indica o número de mortes no país e que é fornecido pelo próprio governo, morrem em São Paulo mais de cem vítimas não identificadas, muitas das quais entregues pela própria polícia, nessas situações de "legítima defesa".
O caso que o link mostra seria mais um desses casos de suposta legítima defesa, por parte da polícia. Só que a mãe da vítima assistiu ao filho sendo morto por espancamento em frente a sua casa. Implorou pela vida do jovem e foi ameaçada por isso.
Fica o pensamento: quem é o bandido?
Essa violência só tende a aumentar. Ainda quer polícia "agindo forte"? Ou vai dizer que essa ação é válida nas favelas, como se todos lá fossem criminosos?
Espero que inguém aqui passe por isso. Espero que ninguém mais passe por isso. Só que não é o que vai acontecer.
--------------------------------------------------------------------------
E continua. Esse post poderia ser eterno...
link

25 comentários:

Marthaa_9ºB disse...

Eu acho que isso é verdade! Os policiais abusam de seus poderes, já que eles podem matar, espancar... Mas nao só em relaçao à usar a violência, como em relação a outros tipos de lei... Usar sinto de segurança, passar no farol vermelho! Beleza, sei que eles podem fazer isso, mas eles abusam! Já passei uma vez por um carro de policia que estava andando a uma velocidade absurda, e os policiais sem sinto... Ai voce pensa: deviam estar atras de algum bandido... Mas na verdade pararam em seu posto que estava a menos de 1km de onde o carro da minha mae se encontrava.
Como os policiais querem que os outros cumprar a lei, se eles não cumprem! Não faz sentido eles cobrarem algo que não é feito por eles (quem cobra).

Lucas Rosamilha disse...

realmente ta dificil, quando vc ve um policial, vc nao sabe se pensa que está protegido, ou se pensa que está vulnerável. vale dizer tambem que nao sao todos os policiais assim, só que a parte que faz, acaba dominando, até pelo poder "político" dentro da policia.
nao acho certo pena de morte, e pra mim bandido bom é bandido morto, o problema é que nem sempre esses mortos que passam no datena sao realmente bandidos, pessoas ruins.
em relação às favelas, tem que mete porrada mesmo, nao sao todos criminosos, mas quando vc se mete no meio deles vc está sujeito a tal tratamento, e convenhamos, vale a pena tentar acabar com o tráfico nas favelas prejudicando(depende) algumas pessoas boas.

Germano disse...

@rosamilha
Então, será que não seria mais interessante matar alguns ricos para que não se tornem políticos corruptos? essa foi a sua lógica. afinal, o maior rombo orçamentário vem da corrupção, e não do roubo.

Lucas Rosamilha disse...

@germano
realmente foi minha lógica, mas eu nao quis dizer matar mesmo. mas pensando novamente acho que nao é por aí.
seria mais interessante investir em educação, apesar de que nao acaba totalmente com roubos e etc, está aí o exemplo da corrupção. se esse projeto ficha limpa funcionar mesmo acredito que ajudará um pouco.

Bia disse...

Existem muitos políciais que tem preconceito, não é só porque o cara é negro que ele tem que acusá-lo de alguma coisa. Eu vi uma notícia em que um cara morreu porque os políciais atiraram nele e também por causa da cor dele, e agora eles vão responder por ter matado o cara e por preconceito.

Beatriz 9ºB

Bia disse...

@ Marthaa, concordo com você, OS POLICIAIS acham que podem sair matando todo mundo só porque tem poder nas mãos, mas a verdade não é essa, pois você matando ou espancando não resolve nada, mas acho que se o cara ficar preso por um bom tempo resolveria,(não apenas 10 ou 30 anos).

Ps: acabei falando da mesma reportagem antes

Matheus disse...

Eh dificil vc confia nos policias qnd eles ajem da mesma maneira q os bandidos. Isso me lembro de um caso q um policial tava contendo uma manifestação de uma torcida, foi dar uma coronhada nele na cabeça, errou acerto ele nas costas e a arma disparo bem na nuca do torcedor.

Mas todo o sistema não funciona direito. O sujeito não recebe um treinamento e uma educação boa e akba por não faze direito o trabalho dele, mas ao invés corregedoria e dos bam-bam-bam da policia tomarem providencias drasticas, n fazem absolutamente nada a respeito deixando os policiais cometerem os mesmos erros de novo e de novo.

Qnt a pena de morte, eu acho q ningm deve ter poder sobre a vida de ningm. eu acredito em prisão perpetua, mas execução não.

Unknown disse...

Realmente a pena de morte não leva a nada, o direito de matar não está nas mãos de ninguém, porém ela já está ai! Quanto a corrupção tem em todos os lugares, tem em Brasilia, no planalto, tem dentro da policia com esse puta sistema falhado, pois apesar de não estarem ali por obrigação, mais sim por escolha, convenhamos o salário é mediocre, colocam suas vidas em risco, trabalham demais, combate o crime, encara muito bandido na rua, fica saturado, e apela pra corrupção. Um dia estavamos descendo a serra, indo para o Guarujá,quando fomos parados por uma Blitz, os documentos estavam todos em dia, mais minha mãe que estava no banco de trás estava sem o cinto, o guarda solicitou então que o pai abrisse o porta malas, chegando lá atrás sem que o seu companheiro de trabalho visse, pediu para meu pai que desse uma "contribuição" para que ele não multasse, agora me fala, entre levar uma multa muito cara, alguns pontos na carteira, sem contar o certo desespero que bate na hora, e também tendo em vista o poder que o policial tem ali por ter uma arma na mão, lembrando também que tem uns policiais que colocam coisas ilegais ou até mesmo alegam que você possa ter coisas ilegais, você faria o que ? pagaria esse " por fora" ou denunciaria o policial por corrupção? Meu pai deu a ele 50 reais no meio dos documentos, assim como pedido foi, para que seu colega de trabalho não visse a sujeira toda que estava fazendo. Ou seja, ficamos encurralados pois não sabemos a que recorrer, iremos na justiça? e demorar 7 anos esperando um julgamento? Ou contaremos com a ajuda de policias? Na realidade eu tenho até dó de nós que dependemos na policia, porque depender da policia e depender do vento, ta dano na mesma

Unknown disse...

Tem uma música do Marcelo d2 que retrata um pouco isso:
Sei que nem tudo ta certo, mas com calma se ajeita
Por um, mundo melhor eu mantenho minha fé
Menos desigualdade, menos tiro no pé
Andam dizendo que o bem vence o mal
Por aqui vou torcendo pra chegar no final
É, quanto mais fé, mais religião
A mão que mata, reza, reza ou mata em vão
Me contam coisas como se fossem corpos,
Ou realmente são corpos, todas aquelas coisas
Tu quer a paz, eu quero também,
Mas o estado não tem direito de matar ninguem
Aqui não tem pena morte mas segue o pensamento
O desejo de matar de um Capitão Nascimento
Que sem treinamento se mostra incompetente
O cidadão por outro lado se diz, impotente, mas
A impotencia não é uma escolha também
De assumir a própria responsabilidade
Hein??
Que você tem e mente, se é que tem algo em mente
Porque a bala vai acabar ricocheteando na gente
Grandes planos, paparazzo demais
O que vale é o que você tem, e não o que você faz
Celebridade é artista, artista que não faz arte
Lava mão como Pilatos achando que já fez sua parte.
Essas partes dessa musica retrata bem esse assunto.

Unknown disse...

o problema de tudo é não aceitar onde vc esta na sociedade,os puliticos querem roubar e ficar rico,e assim eles se acham superiores,os policia,querem mata o bandido e fala que mato um bantido e fica "famoso",ou até matar um "bandido" a pedido de outro meliante assim ele recebe propina e ganha um dinherinho pra leva a mulher pra viaja e toma um shop na praia,os dois estão erados os politicos e os bandidos(policiais)que eram para ajudar o mlk e não mata ele
victorio

Paulo 9ºA disse...

Germano eu acho que é errado que combata a violencia com a violencia, mas por outro lado se a policia não empor ordem os criminosos vão reagir com mais força do que os proprios policias.

Outro dia eu vi uma reportagem que a apresentadora disse que alguns policiais viram bandidos com metralhadoras em motos, os policiais tentaram persegilos, mas eles consequiram fugir sem nenhum problema. E ela disse "...é incrivel como os bandidos estão mais fortes do que os proprios pm. Eles já tinham armas mais potentes do que as do policiais e agora tem veiculos melhores..." e o pior que isso é verdade!!!
Como é que vamos nos sentir seguros com essas noticia correndo pelo Brasil?

Vitinho 8A disse...

eu concordo com voce nessa parte de pensar quem é o bandido...

thabata 9ºB disse...

com relação a educação... pode até tentar dar mas o ruim é fazer essas pessoas quererem estudar tanto bandido quanto alguns pm's.

thabata 9ºB disse...

e aquele caso de um policial ter matado o homem que estava usando uma furadera no telhado e o policial pessou que fosse uma metralhadora...
?
de longe realmente da para confundi

Unknown disse...

Nos dias de hoje não podemos mais saber quem é bandido ou não. pois era para os policiais cuidare dos criminoso mais eles acabam se juntando com elese acabam cometendo crimes e inegligêmcia assim causando medo a população em vez de proteger-la

Daniel 8B disse...

Eh, infelizmente essa eh a realidade! mts pessoas soh qerem se aproveitar de poderes ou de outras pessoas, ms muitas pessoas q criticam muito os policiais e os politicos, se estivessem no lugar deles faria a mesma coisa.
Não q eu esteja defendendo os cara, ms ta aew mais uma prova de q a população brasilera não presta, eh facil falar!

Matheus disse...

@Daniel 8B
Vc n presta?

@bueno
Se eh inegligência, então ta tdo bem falta de sacanagem tbm ta bem

@Germano
"E continua. Esse post poderia ser eterno..." xD Infelizmente sempre vai ter gente se achando melhor q outros pra fazer babaquisse

::Isabella:: disse...

Se a polícia, em tese, existe para nos proteger, o que acontece se, ela mesma nos põe em perigo?
É um absurdo as proprias pessoas que deveriam te proteger dos bandidos, agirem como eles,
nao podemos mais contar com ninguem, é uma situaçao tao ridicula e contraditória que, de verdade, nao sei nem o que pensar...De repente, tendo um amigo bandido, voce está mais seguro, do que se for contar com os policiais.

Anônimo disse...

Germano, acho que é vc que aceita, então tipo, me da seu email/twitter, qualquer coisa pq tem umas questões que eu não consegui fazer! tipo, não tem no livroo! eu sei que ta meio tarde e nem sei se vc vai ler isso a tempo, mas meuu, não tá rolando fazer esse negócio!!
bjs Ana Flavia
me passa seu email, sl, flavinhacalvo1@hotmail.com

Nicole ZK disse...

Lgl o blog,, Germano! =)

Matheus Marques disse...

Achei que tinham implantado leis para serem cumpridas, eo trabalho dos policiais era nos proteger de quem não cumprisse essas leis...
mas o que faremos se quem devia nos proteger estam agindo como se estivessem acima das leis??!! Mas também devemos ver que também há policiais que nos protegem, não fazem como aqueles que abusam de sua autoridade, matando pessoas inocentes. Fica aí a questão...

::Isabella:: disse...

GERMANOOOOO
to escrevendo aqui pq ninguem que eu conheça tem seu e-mail e nao tem no seu perfil!!!
Enfim, eu consegui falar só com algumas pessoas do grupo e talvez eles possam ficar 5ª feira para o debate, mas nem todo mundo leu o texto ainda e alguns nao tavam sabendo o dia.
Bom, era so pra avisar, eu nao consegui resolver nada hj e.. é isso. Falo com eles na 4ª (amanha) e vejo se muda alguma coisa.
bjo

Lucas Rosamilha disse...

blog abandonado haha

Unknown disse...

Eu vi essa reportagem dos policiais que mataram o cara na frente da casa dele pela TV, foi um absurdo isso.
Mas Germano, você perguntou quem são os bandidos afinal? Sabe os bandidos são todos aqueles que roubam, que matam, que fazem qualquer coisa do gênero, não importa se é da população normal, da favela, da classe média, rico, pm, pobre, político, ou qualquer outra coisa; se fez algo errado tem que pagar pelo que fez.
Você já foi assaltado alguma vez? Já colocaram a arma na tua cabeça? Já levaram seu carro Germano? O 'meu' já. Por isso que eu acho que os bandidos estão com muita liberdade pra fazerem o que quiserem. Tenta ligar pra polícia depois de ser assaltado, vem algum pm? NÃO. Aí você vai lá na delegacia, faz um B.O. , mas na maioria das vezes os policiais não fazem nada! Não procuram seu carro, não fazem nada além de te deixar esperando 2 hrs sentado no banco duro.
Para mim, bandido não é a polícia ou favela, é tal policial e tal pessoa entende? E para mim, os dois deveriam ser punidos, mas aqui no Brasil, não ligam muito sem estão te roubando ou não. Só prendem poucos.
Um dia eu vi que prenderam um cara bem pobre, que roubou uma manteiga do outro, porque tava com fome e foi a primeira coisa que viu. Se era verdade ou não, num sei. Mas sei que prenderam alguem que roubou manteiga! Agora o político que rouba milhões não prendem né? O cara que roubou um carro, ou algo de mais valor não prendem né? Engraçado isso.

Matheus disse...

@Raquel
Sempre fui mto bem atendido por pms, ainda q eles sempre tem um ar de superioridade, concordo que eles não vão atrás de algumas coisas mas sempre ouço relatos de meus parentes q a policia achou o carro, ainda q ou detonado, ou batido, ou sem rodas etc... E sempre q liguei eles sempre me enviaram uma viatura, na minha casa, na casa do Doug (historia engraçada), no Shopping D, enfim, pode não ter funcionado pra vc, mas dizer q nunk funciona é como dizer q uma pessoa nunca faz/fez nada certo.