Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Retorno!

Nesse retorno do blog, quero começar com um tema bem polêmico: censura.
O Brasil foi, em 2010, o país que mais censurou matérias no mundo todo. Li isso através de uma matéria. Leia aqui.
Só que a matéria, do Estado de São Paulo, comenta uma perseguição ao Estado de São Paulo. Mas me lembro também que esse mesmo veículo de jornalismo era declaradamente manipulador de votos e contrário a qualquer candidato da situação. Até que ponto a proibição se torna censura? Um jornal tem direito de levantar polêmicas, dando como culpadas as pessoas que estão sendo acusadas? Vale lembrar que não saiu qualquer acusação em tribunal, ou seja, não temos um juiz determinando que ninguém, do governo passado, foi culpado de nada. Um jornal pode dizer que determinada pessoa é culpada, antes mesmo de um juiz decidir o caso?
Será que não é obrigatoriedade dos grandes meios de comunicação manter a imparcialidade?
A acusação não diz que comentários, e-mails, blogs, foram censurados. Ela diz respeito a mídia jornalística.
Fica essa dúvida: o jornalista pode escrever o que quiser?

6 comentários:

Vitinho 9A disse...

acho que sim, um jornalista pode escrever o que quiser, ele tem o direito...
Mas se alguém for ofendido,acho que a pessoa deve pedir para tirar a reportagem.
Já o jornalista tem a liberdade de escrever o que quiser.

::Isabella:: disse...

Eu acho que deve ter uma hora certa para tudo. O jornalista deve separar os fatos ocorridos da opiniao propria dele, ate porque, a principal função de um jornal é relatar o acontecido e deixar o leitor, ouvinte ou telespectador criar sua propria opiniao sobre o assunto.

Giovanna Pontirolli :) disse...

Sim, ele pode escrever o que quiser desde que não sejam transmitidas ideias preconceituosas, tendenciosas, de mal caráter que possa ofender pessoas, pois cada um tem a sua opinião e querendo ou não, ela deve ser respeitada.

Ezio Auditore da Firenze disse...

Na minha opinião o jornalista deve escrever apenas os fatos, pois como o Germano diz, não existe verdade absoluta!!!!!!!!!!!

Lucas Rosamilha disse...

nao... o jornalista nao pode escrever o que quiser se ele escrever para um jornal, porque as pessoas consideram aquela a opiniao do jornal e acabam sendo manipuladas, ou seja o texto tem que ser imparcial e se tratar de informar e nao dar opinioes. se ele for dar opinioes que seja no blog dele.
censuras as vezes sao necessarias se invadirem a privacidade de alguem, se forem textos tendenciosos ou manipuladores, mas acontece que no brasil as censuras sao mais tendenciosas do que os textos em si, normalmente a favor do governo em vigencia. e normalmente os jornais ja acusam suspeitos de serem culpados, como ocorreu no caso isabella nardoni, mal saíram os suspeitos e ja tinha gente protestando na delegacia mesmo antes de serem condenados, ou seja foram manipulados e no final acabaram achando que tinha a tal justiça tinha ocorrido por aqui.

Matheus disse...

Se não há verdade absoluta quer dizer que a opinião do jornalista tambem pode ser verdade, ou não, depende muito do caso