Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2010

A manipulação da mídia

Por Kauê Alves, 9ºB.

A mídia, sem dúvidas, é hoje a nossa principal fonte de informações. Pena que não é mais confiável.
Olhe bem para as notícias, do jeito que elas são mostradas, o que se diz do Rio de Janeiro? Assaltos, violência etc... mas, você já ouviu que Recife é 4 vezes mais violento que o Rio de Janeiro? Não, por que será?
Ela aproveita da ingenuidade do povo e ataca, segundo o que a maioria quer ouvir, ignorando os fatos. É isso que acontece com a informação.
A mídia, por incrível que pareça, tem um poder quase ilimitado, pois ela escolhe o que vai nos informar e ela já chegou num ponto de tirar um presidente do cargo e ela também escolhe o nosso futuro presidente, que também abusam dos meios de comunicação e, como vivemos num mundo capitalista, é fácil uma pessoa bem sucedida ser prestigiada pela mídia
Após assistirem esses vídeos reflitam consigo mesmos: eu sou manipulado pela mídia? E aí vão ver como a manipulação é evidente, esconde fatos, nos dá a visão de uma distorcida realidade e, quando querem fazer propaganda de algo nos influenciam.

(esse vídeo explica bem como é a manipulação da mídia)Assista

(esse vídeo mostra como um cidadão é influenciado pela mídia)Assista

(esse vídeo mostra um exemplo dentre os muitos que há sobre a manipulação da mídia)Assista

(esse vídeo é engraçado e relata como é a manipulação)Assista

Percebam também como, nos telejornais, os apresentadores (principalmente de uma mulher da Record) expõem seus pontos de vista, indiretamente fazendo com que concordemos com eles.

40 comentários:

Lucas Rosamilha disse...

eu nem vi os vídeos, mas a parte da mulher da record eu ja vi, no "direto da redação" que passsa de manhã, quando to me arrumando pra ir pra escola, umas 6:30 a 7:10, a mulher que deveria simplesmente informar os fatos, fica dando opiniao.
eu não me importo de ela dar sua opinião, mas é um JORNAL, é INFORMATIVO, se quiser dar opinião, que seja num programa que se dê opinião!

outra coisa , é que o jornal nacional sempre acaba o programa com uma noticia boa, pra todo mundo achar que está tudo bem.

um dos maiores absurdos de manipulação da mídia que eu vi, que não foi da TV, e sim do cinema, foi esse filme do Lula, faltando um ano para as eleições para presidente, ele lança esse filme pra todos acharem ele o máximo, e promover a eleição de pessoas do seu partido, no caso a Dilma. OBS: sem entrar em debate se seu mandato foi bom ou não.

qualquer dia eu vejo os vídeos, é que eles são grandes.

Lucas Rosamilha disse...

E o comercial da Devassa que foi proibido? Acabei de ver e não entendi até agora porque...

Unknown disse...

O comercial foi proibido por ser muito apelativo ! como se todos os outros comerciais de cerveja não fossem !

Naty 9°B disse...

Concordo com o Kauê! Hoje em dia tudo oque assistimos concerteza influência no nosso modo de pensar, agir. Por exemplo: uma propaganda de shampoo, só porque apareçeu uma atriz a pessoa compra pois pensa que é o melhor. Ou só porque viu que o Rio de Janeiro é violento, acha que só lá tem violência. Somos sim, influênciados pela mídia!

Bia disse...

Bom, eu também concordo que nos só vemos na tv notícias sobre violência no Rio de Janeiro na maioria das vezes, mas enquanto fala sobre o RJ outros canais de tv falam sobre o RJ e sobre Recife, e acho que isso da muito mais mídia, porque outro canal fala apenas de uma.

Beatriz 9ºB

Unknown disse...

Nossa concordo concerteza com o Lucas. Porque meu tudo que pensamos sobre outras pessoas ou lugares, é porque a mídia relata isso. Como por exemplo muitos artistas ue tiram fotos para playboys ou que ficaram bebados e arrumaram mó escandalo. Nós julgamos essas pessoas porque a m´pidia mostra só isso pra gente, talvez possa ser um momento ruim da pessoa,e por causa da mídia julgamos mau esses artistas. Tambem tem o exemplo de cidades, que a mídia sempre fala algum acontecimento mau daquele lugar, que fica na nossa cabeça e é só isso que pensamos em relação aquele lugar. Mais em base é só isso, tudo que ouvimos da mídia nós acrediitamos porque é o unico meio de comunicação que temos para saber de acontecimentos distantes. Mais naum acho que tudo que vemos e ouvimos esteja totalmente errado, só acho que a mídia fala mais as coisas más dos lugares e das pessoas.

Gabrielle 9°B

Unknown disse...

O lado ruim disso é que quase sempre a análise é feita de modo unilateral: a mídia é sempre a vilã dos lares, de modo especial, no Brasil.

Lucas Cesar 1°B disse...

Achei muito bom o video do "midiatrix revelations", e é bem isso mesmo o q a midia faz, nos manipula para fazer o que ela quer ou que concordemos com ela. E esse assunto de que recife é 4 vezes mais violento do q o Rj é verdade, a midia fala na maioria das vezes o que a maioria quer ouvir, e hoje em dia a midia está com tanto poder q acaba escolhendo o q vai nos informar e nós aceitamos isso de boa.

Matheus disse...

@LucRosamilha
De acordo com a CONAR (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) o comercial expunha um nível de erotismo considerável, atingindo o o código de ética da CONAR diretamente, na minha opinião foi bom, to cansado de ouvi a minha priminha de 5 anos fala as barbáridades que ela ouve no rádio na TV e na própria droga da escola, outro dia ela tava cantando aquela música da "piriquita", isso é abominável.

Anônimo disse...

A manipulaçaõ da midia é um grade problema porque ela controla o que você pensa fala e faz, e se você não fizer o que a midia propõe você vai ser excluido da sociedade.
Bruno Gioia 1°A

::Isabella:: disse...

A mídia esta a toda hora manipulando as pessoas.Ate mesmo às crianças. Algumas assistem esses desenhos do Ben-10 e querem imitar as lutas. Ou até mesmo, eu acabei de ver uma propaganda de um relogio (na revista Veja) que estava escrito:
Tais Araújo veste Orient.
Só para ver que ela usa o relogio e voce ter vontade de usar tambem.
(Sendo que ela nem deve usar.)

Lucas Rosamilha disse...

@Matheus
com certeza é uma propaganda apelativa, mas se fosse assim deveria ter o mesmo critério para todas. eu acho que teve algum dedo das concorrentes nessa decisão.

Germano disse...

@****gaby****
Não é necessário mentir para manipular. apenas selecionar o que será publicado.

----------------
Sobre a propaganda da devassa, comparada com as outras, nada demais. Propaganda de bebida em si já é errado. Não deveria ser permitida a propaganda de coisas que podem viciar e prejudicar a saúde.

Paulo disse...

Eu acho que a midia é exagerada em sertas coisas para dar a eles um publico maior. Sertas midias como a globo dão uma enfase em sertas coisas como o RJ para terem mais publicidade.

Alguamas veses você pode notar que um jornal tem mais informações do que outros, isso pode ser porque a tv "achou" que devia sensurar a noticia para não abalar as pessoas, raras veses eles "complementão" a reportagem com "fatos" que ainda "vão" ser investigados ou pode ser verdade, mas é dificil dizer o que é verdade ou não.

Algo que o Lucas Rosamilha disse no primero comentario desse tema, eu concordo com o papo do filme do Lula, que era para que penssase que ele é o maior e tudo graças ao seu partido(PT)Obs:Caso o diretor não noto é que ele engrandeceu o PT.

Anônimo disse...

8A rafael Giovannini
eu me pergunto o que você faz pra mudar vocês falam mau da tv mas continuam assistindo big brother e JN e novelas olhe como a mídia influenciam você:michael jackson morre e de repente brota fã dele de monte más depois de alguns anos isso acaba.más vocês dizem que a mídia é manipuladora mas todo o dia você faz questão de assistir novela...
faça sua parte desligue a TV e va ler um livro seja diferente fuja da mesmise se todos nós aqui fizermos nossa parte já será um avanço pelo menos cem pessoas deixando de apoiar a sociedade grotesca que vivemos

então seja diferente seja criativo

!DO YOURSELF!

Abner Sampaio disse...

Aquela propaganda da BOZANNO que o Ronaldo fenomeno fala :"Bozanno é bom" deve ser uma mentira deslavada, o Ronaldo nem deve usar aquele barbeador, ele deve ter um aparalho de barbear bem mais moderno,A Paris Hilton que fazia a propaganda da devassa nunca deve ter nem sentido o cheiro daquela cerveja.A midia, nesses exemplos, quer so nos influenciar fazendo parecer que pessoas ricas e famosas usam.O proprio estado em que agente vive mente com as propaganda que falam que são paulo é um estado cada vez melhor, se você for em uma escola nao é nada do que els falam nas propagandas.Mas nao tem como evitar a influencia da midia em nossas vidas, querendo ou nao em alguma coisa nos seremos influenciados pela mídia.

Fifty disse...

Para mim o segredo de saber manipular as pessoas é a argumentação pois de fato existem 40 milhões de analfabetos no brasil e 77% da população pobre tem escolaridade abaixo de 8 anos; podemos dizer que não é tão dificil manipular a grande parte da população, e se manipulamos a maior parte da população o "povo faz o resto" com a influência de grupo.
Entam temos que ter mais conhecimento para não sofrermos a manipulação e temos que pensar enquando o "mundo" mascara a realidade com novelas e varias outras coisas ridículas, a cada dolar que a ONU gasta em missões de paz, o mundo investe 2 mil dólares em guerras, nos ultimos 20 anos 91 milhões de pessoas se tornaram pobres na América Latina e 226 milhões de pessoas vivem com menos 2 dólares dia.
Entam paremos e pensemos na condição mundial e mudaremos a forma de pensar poi "O MUNDO MENTE". (minha opinião)

Lucas Rosamilha disse...

@rafael Giovannini

nada a ver essa de parar de ver tv e ler um livro hein, é só não acreditar em tudo que se fala na tv, até porque os livros tambem são um tipo de mídia influenciável.

Abner Sampaio disse...

@rafael Giovannini

Só no meio em que nos vivemos nao é possivel desligarmos a Tv para ir ler um livro, se nos ficarmos sem tv nos nao vamos saber em que lugar nos estamos,ex: eu tenho que assistir jornal nacional porque pode passar alguma coisa sobre a atualidade e pode cair na prova de quimica.A TV virou um objeto excencial para nos estarmos sabemos o mundo em que nos vivemos.Nos podemos deixar de assistir bbb mas os jornais e algumas outras coisas nos nao podemos deixar de ver.Outra coisa, quando tem uma olimpiada na china, por exemplo, nem todo mundo pode sair do Brasil e ir pra China entao a tv se torna excecial para nos torcemos pelos atletas da nossa patria.COncluindo,pode ser ate uma boa ideia desligar a tv mas nos nao podemos fazer isso agora.

Anônimo disse...

o que vocês estão reclamando? vocês continuam assistindo como o rafael falou e estão aqui metendo o pau? Pelo menos vocês ainda podem mudar de canal, colocar em canais "pagos" e tem ainda o professor que chega na sala e fala: isso é mentira e ponto final. E agora aquele cara que só tem globo pq é gato e vê aquilo todo dia e acredita naquilo?
Sabe, eu acho que se vocês estão reclamando ou vocês que façam alguma coisa ou parem de reclamar pq vocês assistem essas porcarias todo dia! (é, eu assisto tbm)
quero ver quem ficaria sem ver a novelinha das 8 e o BBB em dia de eliminação.
Aninha 1ºB

Paulo disse...

Eu concordo com o Abner nos podemos deixar de ver qualquer coisa como: novelas, desenhos, seres... Mas os jornais (da tv ou jornal impresso), não podemos dexar de assistimos e lermos, eles podem falar mentiras asvezes ou quase sempre mas eles nos mostram o que esta acontecendo no Brasil e no mundo.

Outra coisa dita é que não podemos viver sem a tv e jornais impressos, sem eles ficamos perdidos porque ficamos totalmente dependentes das noticias, ex: digamos que SP entrou em toque de recolher e não tenhamos tv ou jornais, niquem ira saber e podera ser preso.

Anaa Carol *-* disse...

Bom, mesmo com defeitos a televisão é um meio de comunicação muito importante no mundo todo, além de ser um meio de divertimento como novelas.Pena que até mesmo por novelas a midia tenta nos manipular como é o caso da novela,"Caminho das Indias" que acabou. Com um pouco mais de pesquisa podemos ver que a índia é muito pior do que a novela mostrou, mas se a novela mostrasse toda a pobreza não teria ibope, por isso manipularam.
Então podemos e devemos assistir televisão é só não deixarmos ser influenciados e manipulados por ela.

Ana Carolina Rossi - 9°A

Unknown disse...

a unica razão da mídia ser tão forte é porque tudo o que vimo na tv nós acreditamos. ninguém ve alguma coisa no jornal e depois vai pesquisar para ver se é verdade

Germano disse...

@Lucas Rosamilha
O filme do Lula é um filme. Você precisa pagar para entrar no cinema e assisti-lo. Não foi uma matéria de jornal.
Há a manipulação? Com certeza, ma snão chega a ser tão grave quanto uma matéria em um jornal.
Não era para as pessoas assistirem ao filme e pensarem que é a mais pura verdade. Não era, mas...

Lucas Rosamilha disse...

@ana flavia
ninguem aqui disse que não assiste. não to reclamando por causa minha, e sim por quem não pode reclamar, pois nem percebe, como as pessoas menos favorecidas que assistem por exemplo a novela das 9(e não das 8)e acham que por exemplo o que os então médicos na novela está certo. Ou então quem assiste aquelas igrejas que eu fico zuando na aula, a Igreja Mundial do Poder de Deus e a famosa Universal.
obs: eu nunca perco a novela =)

Matheus disse...

@LucRosamilha
Sim concordo com você, mas o que eu quis dizer é que uma a menos já é muito bom.

@Anaa Carol*-*
Não só na "Caminho das Índias" todas as novelas de certa forma manipulam (ou tentam) as pessoas, passando padrôes de beleza, valores criados por eles, como se comportar, como resolver problemas, etc...

O ponto é que afinal tudo acaba manipulando as pessoas, até os vídeos sobre manipulação manipulam, se as pessoas não aprenderem a pensar antes de fazer as coisas vão gerar problemas e muitos problemas podem ser evitados se simplesmente pensarmos e discutirmos o assunto.

Não é uma questão de se livrar da imprensa, afinal ela é uma mal necessário, a questão é o que fazer com a informação que chega em você, pois somos bombardeados com coisas que são impostas pela própria sociedade.

Abner Sampaio disse...

ANA FLAVIA

Você tem preconceito com quem é pobre??Você chega nas sala e fala que neguinho que estuda em escola publica so vai pra escola pra fuma maconha ou pega as menininhas no fundo da sala; agora você diz que so pq a pessoa nao tem tv paga é gato. Gato é crime, é a mesma coisa se você falar que o cara é ladrao.Eu nao tenho tv paga e nem por isso é gato.

Outra coisa(essa é pra todo mundo)se vocês assitem bbb que continuem assistindo, do que adianta o rafael giovanni chegar aqui e falar pra gente para de assistir o programa (que é uma porcaria mesmo),pra meia-duzia de pessoas lerem? do que adianta nos aqui pararmos de assistir bbb se outros 2 milhoes de habitantes do nosso pais vao estar assistindo tambem? entao eu acho que nos nao deveriamos ficar somente aqui no blog, nos temos que expressar para os outros tambem, por mais que 1 de 10 seja influenciado pelo o que você diz ja vai muda alguma coisa.

(FERFLEXO):(
obs: eu assito novela das 8 mesmo.
fujindo do assunto: a globo é melhor que a record.

Anônimo disse...

amidia sempre vai manipular mais sobre a noticia

::Isabella:: disse...

Acho que se eles nao tem nada a esconder por que entao proibir uma materia que só ia falar a verdade?? O que realmente aconteceu??
Se a TV foi mesmo para a casa de um funcionario por que eles nao tiram a imagem que temos deles agora (pelo menos eu tenho) de corruptos??
Acho que como na maioria das vezes a juiza esta em algum rolo,fazendo coisas que ela sabe que nao devia fazer,para ajudar outra pessoa.

Ester Góes disse...

Um dos problemas que faz a influência da mídia ficar ativa é que uma boa parte da população brasileira é analfabeta, mas mais que isso não tem muito conhecimento. Isso faz com que a mídia possa influenciar essas pessoas, que como disse, são maioria. E acho que nós não estamos fazendo a nossa parte porque temos conhecimento o suficiente para refletir e pensar, isso é verdade e isso não. Se nem nós que temos uma chance maior de mudar as coisas não fazemos nada, daí que as coisas não vão andar mesmo.

Anônimo disse...

Eu acho que tem dois tipos de influência da mídia: uma é a influência dos programas tipo novela e BBB, que empurra padrões de belezas, de como você deve ser e se comportar. Pra esse tipo de influência, não é preciso fazer uma seleção do que é certo e do que é errado, porque eles não tem conteúdo, são uma distração. Pelo menos eram pra ser... Agora, o segundo tipo de influência da mídia é aquele de jornais, que na maioria das vezes acontece de o apresentador do jornal fazer um comentário que parece inofensivo, mas na verdade é tendencioso. Pra isso, precisa ter olhar crítico. Maaas, o problema é que pra ter olhar crítico, teria que ter pelo menos uma base educacional, o que a maioria da população do Brasil não tem...
Isadora 1º A

Anônimo disse...

Rafael Giovannini 8a

não estou dizendo para você parar de ver tv mas mas para ver apenas coisas que prestem. mas não pense que sou contra o tubo de tv que destrói o cérebro até gosto de fox e tal mas acho que devemos ver jornais mas manifestar opinião própria o que geralmente não acontece, geralmente não estou, falando de vocês. paro o lucas rosamilhe os livros influenciam tanto como a tv só que as pessoas sabem que o program horrível mas continuam assistindo para ter assunto para não ser o estranho só estou dizendo que se não passa nada de bom ou de útil na tv desligue e vá fazer qualquer outra coisa o livro foi só uma sugestão construtiva mas se acha os livros formadores de opinião leia muitos livros e tenha uma opinião formada por inteligência não por bunda por que o que vende no Brasil são as pessoas não o conteúdo um dos caras mais inteligentes da tv nacional esta no pior horário, Jô Soares. veja o exemplo do pânico qual é a função das panicat, tire suas proporias conclusão. mas entre ler livro e ver novela leia livros isso pelo menos aumenta seu vocabulário. lembre-se...
!DO YOURSELF!

Lucas Rosamilha disse...

@Rafael Giovannini

nem consegui entender o que vc disse.tente colocar vírgulas.
mas pela parte que eu entendi, a tv não só destrói o cérebro, tem muita coisa inteligente na tv, e construtiva, não que eu assista, mas eu sei que passa.

Unknown disse...

Na minha opinião ,é verdade pois na maioria dos programas não presta.Nas novelas só aparecem porcarias ,como: traição, sexo, beijos , etc, e as crianças que veem isso ,sem querer induzem-as para amadurecerem mais cedo.As únicas coisas que eu acho que são inocentes são os desenhos da cultura que alguns são educativos,mas há também alguns que possuem mensagens.
Além da tv tem as revistas que mostram os famosos ,mas também manipulam,pra falar a verdade quase todos os meios de comunicação te manipulam.
Na minha opinião os que MAIS MANIPULAM são a internet e o computador .Por isso não podemos ser "viciados" no computador principalmente em joguinhos e na televisão senão podemos ser manipulados por eles!!!Devemos ficar atentos a isso.CUIDADO!!!

Germano disse...

@Ana Flávia
"do que adianta nos aqui pararmos de assistir bbb se outros 2 milhoes de habitantes do nosso pais vao estar assistindo tambem?"
Pela mesma argumentação que você usou para dizer que não faz gato: pra poder dizer "eu não faço errado".

@Rafael Giovannini
Jô Soares é ridículo, egocêntrico e direitista.

@Sarah
O pc influencia porque o pessoal tende a levar o que lê como verdade absoluta. como se fosse um livro.

Unknown disse...

é verdade nos somos completamente dominado spela mídia. eu tmb sou dominado pela mídia achando q o rio era o lugar mais violento do barsil. tem varios casos q a mídia é usada para influenciar a guerra, por exemplo a guerra entre os arabes e judeus, amídia de cada um mostra q seu adiversario é um tipo de um monstro que quer matar vc, que ele é sujo e nao merece viver, que ele esta ocupando sua terra, e depois mostra para o mundo como os judeus e arabes sao terriveis uns com os outros. nao podemos ser controlados pela mídia porque isso pode e ta gerando um enorme problema na sociedade e nos jeito de pensa.

Unknown disse...

a mídia é muito perigossa temos q aprender a ouvir mas muitas vezes iginorar, porque nem sempre é cnfiavel. a mídia é usida pra manipular as pessoas, a pensarem do jeito que a mídia acha q ele devem pensar, a mídia passa uma mentira e faz q todos acreditam. por exemplo a guerra entre judeus e arabes, tenho visto q nos jornai do mundo inteiro é mostrado como israel ataca e mata pessoas que nao tem nada haver com a guerra, mas oque eles nao sabem é que terroristas se encondem e se proteguem no meio do povo, para quando as noticias sairem elas falem de como israel é iguinorante e só pensa em matar arabes.
nao podemos confiar na mídia.

Germano disse...

@nathan
No caso que você citou, acredito que os dois lados cometem erros. a partir do momento em que a solução é só guerra, ambos estão errados. A parcela da imprensa pró Israel será favorável e a outra será contra. Mas, todo tema de guerra é extremamente delicado.

Lucas Rosamilha disse...

@GERMANO

"@Ana Flávia
"do que adianta nos aqui pararmos de assistir bbb se outros 2 milhoes de habitantes do nosso pais vao estar assistindo tambem?"
Pela mesma argumentação que você usou para dizer que não faz gato: pra poder dizer "eu não faço errado"."

vc mandou essa mensagem para a ana f, mas na verdade foi o abner que disse. melhor avisar antes que ela veja, né!

Germano disse...

@Rosamilha
Verdade!