Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Assédio


Em Jacarta criaram um trem especial só para mulheres, já que o assédio sexual é muito grande. Mas não é só lá que daria para criar, pois passando um dia no metrô em São Paulo já seria suficiente para que alguém testemunhasse algo assim. Já houve até propaganda sobre isso, mas não a encontrei.
Acho o ato estúpido e incompreensível. Mas vale lembrar.

16 comentários:

Paulo 9A disse...

Eu acho essa decisão um esagero mas é a única coisa a se fazer, não há como investirem esse tipo se segurança no metro, pode parecer ridícula mas foi o que deu para fazer

Paulo disse...

Eu acho essa decisão um esagero mas é a única coisa a se fazer, não há como investirem esse tipo se segurança no metro, pode parecer ridícula mas foi o que deu para fazer

Nunca pensei que fosse te amar! disse...

nossaa Germanoo!!! Concordo com vc!! É um ato estúpidoo....E ter um trem assim, aqui em SP seria ótimooo...O assédio seria bem menor!!!

Anônimo disse...

No metrô do Rio de Janeiro, o MetrôRio, há um carro da composição do metrô reservado só para mulheres nos horários de maior movimento (pico).

Caso essa política fosse implantada no Brasil, a população demoraria muito acostumar com essa medida e a administração colocaria seguranças para fazer a fiscalização. Imagine essa situação: se no metrô de São Paulo o primeiro carro da composição fosse reservado só para mulheres, o metrô teria que contratar pelo menos 133 seguranças para controlar a situação. (isso se fosse somente um segurança por composição trabalhando o dia todo)

Já pesquisei na internet a respeito dos resultados dessa política no metrô do Rio de Janeiro e descobri algumas coisas:

- Muitas pessoas ainda não estão acostumadas com essa medida.

- Muitos homens se sentiram prejudicados.

-Muitos homens passaram a se vestir de mulheres para poder viajar junto com elas.

Enfim, acho que criar um espaço só para mulheres não é viável em São Paulo. Há assédios no Metrô de São Paulo, porém os índices estão baixando (recentemente o Metrô recebeu um certificado internacional de segurança). Creio que seria melhor fazer um programa de conscientização.

Talvez essa medida funcione em sistemas metroferroviários mais vazios, como o de Jacarta.

Eric 1ªA

Germano disse...

@Erick
Lembrando que não sou favorável a isso. Só disse que daria.

Anônimo disse...

Tudo bem, só expus minha opinião caso essa política fosse adotada.

Eric 1ªA

Lucas Rosamilha disse...

Que coisa estúpida. Teria que ter trem só pra homem então.
Isolar as mulheres da população não é a solução, invés de prevenirem (educar) eles preferem remediar.

::Isabella:: disse...

Tudo bem, podem até proteger as mulheres dentro de um metro, mas e fora dele?? nao é so ali que tem esse perigo, esse tipo de coisa acontece no mundo todo, nao tem como escapar e nao sei se um programa de concentizaçao adiantaria, pois, a pessoa que assedia alguem, ou ja sabe que é errado e nao esta nem ai, ou é um maníaco. Sinceramente, nao sei o que poderia ser feito, pois nao podemos fugir completamente dessas coisas.

Germano disse...

Acho que o caso é semelhante ao do sistema de cotas. É mais tapar o sol com a peneira do que resolver o problema.

Lucas Rosamilha disse...

@germano
é semelhante, porém até isso tem mais sentido do que as cotas.

Vitinho 8A disse...

estupídos mesmos...acho que eles não tinham na da para fazer mesmo...

Matheus disse...

Isso me lembra do caso das pulseiras, a atitude dos homens que deveria mudar não adianta mudar de trem, de cidade, de estado, talvez de país melhore mas mesmo assim sempre vai ter um babaca pra fazer babaquisse.
A ideia não é boa, vai gastar dinheiro e tempo pra nada, vale mais investir na segurança do que fazer um trem para dar segurança, assim todos são beneficiados e reduzimos o assédio e coisas do genero.

Giancarlo disse...

A idéia em si não deixa de ser boa, muitas mulheres são assediadas no metrô, porém, como eu li em um dos posts, a criação de um vagão de trem só para mulheres, evita o problema dentro do metrô, porém, como é que fica fora do metrô? o assédio continuaria o mesmo. Então, creio eu que não é caso de criação de vagões ou seja lá o que for especial para mulheres, mas deveria ser investido dinheiro na segurança dos metrôs e a criação de um programa de conscientização pública sobre tal assunto.

Germano disse...

Até pensei que seria melhor um fiscal no vagão, ou um posto de denúncia.

Anônimo disse...

Obs:

Vagão: local para transporte de cargas
Carro: local para transporte de passageiros

É mais correto mencionar um bloco da composição do metrô como carro, e não vagão como a maioria fala (a não ser que você queira tratar os passageiros como carga).

Eric 1ªA

Paula disse...

Educação é a solução, mas não é de uma hora para outra que se consegue alcança-la, e também é necessário que se queira isso! Dependendo da cultura do lugar, do nível de gravidade que a situação de assédio sexual se encontra, acaba sendo uma solução rápida, mas convenhamos, não é eficaz.
É desconfortável viajar em um metro lotado, e isso ainda facilita o assédio, precisa-se mudar bastante coisa !

Paula 1A