Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

“O Bem Amado” – Comédia e Crítica

Por Daniel Lemos – 9ºA

Alguns sábados atrás, fui assistir ao filme “O Bem Amado” com meus pais. Todos falam que filme brasileiro é muito ruim, porém uma coisa que me chamou a atenção foi a crítica que o filme faz à política brasileira. Política não é assunto tão interessante de se conversar na adolescência.
Para mim, não é estranho o fato do filme ter sido lançado nesse ano, ano de eleição, já que a história é do prefeito da cidade de Sucupira, Odorico Paraguaçu (interpretado por Marco Nanini), que acabou de entrar no cargo de prefeito. Apesar de se passar mais ou menos nos anos de 1800, o filme mostra realmente o que acontece dentro de uma câmara municipal atualmente: roubo de dinheiro; obras superfaturadas (para fazer obras Odorico cobrava a mais dos cidadãos para que uma parte do dinheiro ficasse com ele), entre outras coisas. Tendo algumas cenas engraçadas, o filme nos faz pensar em como ocorre a política em nosso país. Eu acho essa iniciativa muito legal pois muitas pessoas não fazem a mínima ideia do que ocorre dentro de uma câmara municipal ou dentro do Senado. Elas acham que está sempre tudo bem, que os políticos estão fazendo tudo certinho, sendo que, o que realmente ocorre é um monte de projetos de lei que não vão pra frente, sem falar que quase todos os políticos não cumprem com suas promessas.
Bom, é isso... Fiquem à vontade para comentar, concordar ou discordar, afinal, cada um tem um ponto de vista diferente.

9 comentários:

Nicole 9ºA disse...

Adorei este filme!! eh muuito bom.. e aconcelho a todos a ver!

Lucas Rosamilha disse...

"Eu acho essa iniciativa muito legal pois muitas pessoas não fazem a mínima ideia do que ocorre dentro de uma câmara municipal ou dentro do Senado. "
____________
tanto não fazem, que generalizam achando que lá só tem ladrão, o que não é verdade, existem políticos honestos (por incrível que pareça), porém eles não conseguem subir muito na carreira por não terem apoio dos outros políticos desonestos.
e outra... ninguem fala mais que filme brasileiro é tudo ruim.. pelo menos ninguem que eu conheça.

Nicole 9ºA disse...

Acho q o Daniel tem razão. Foi um modo de nós temos uma idéia do que o corre em nossa política... E a cada dia pensar em como a maioria de nossos políticos não cumprem as promessas q fazem!

Unknown disse...

Lucas Rosamilha, concordo plenamente com vc! Pra mim, o que vc falou é a mais pura verdade.
Eu, particularmente, gosto de filmes brasileiros, porém alguns dos meus amigos não gostam. Sei disso porque fui com eles no cinema outro dia e eles falaram que não gostam.

Daniel Lemos 9ºA

Anônimo disse...

Quando estava lendo esses comentários, lembrei-me imediatamente da política dos governadores.

Alguns políticos honestos infelizmente não conseguem crescer politicamente devido à política dos governadores (que ainda está muito viva, por sinal).

Eric

::Isabella:: disse...

Por mais que uma pessoa nao saiba muito bem o que acontece no Senado, e mesmo que nao veja jornal ela deve ter ouvido pelo menos comentarios de que tal politico escondeu dinheiro roubado na cueca.E se é uma pessoa que nunca ficou sabendo de coisas desse tipo, nem pelos outros, duvido que tenha paciencia de ver um filme sobre o assunto, entao, acho que o filme telvez ate possa ajudar um pouco, mas nao faz nenhum milagre.

Bia disse...

Eu concordo com o Daniel, este filme ajuda entender melhor o que se passa dentro de uma Câmara Municipal, claro que uma coisa ou outra você pode saber, mas o que acontece realmente ninguém sabe. Eu ainda não assisti esse filme, mas gostaria para tirar dúvidas.

Martha_9B_;) disse...

Eu acho que é muito bom terem feito um filme desse jeito... Como a Bella disse não faz milagre mas ajuda né! Bem, dá até pra comprovar o fato de nao sabermos realmente o que fazes os caras da política (tudo bem eles nao fazem muito mas...)! Se você sai na rua perguntando, poucas pessoas vao responder certo ou responder mesmo!
Acho que é bom termos uma ideia do que acontece com as autoridades de nosso país! Se não sabemos como governam nosso país como vamos viver confiantes e seguros?

Unknown disse...

Concordo com a Bella: realmente o filme não faz nenhum milagre (risos), mas a iniciativa do filme em si é bacana. Eu achei que a Martha também teve um ponto de vista legal: "Se não sabemos como governam nosso país como vamos viver confiantes e seguros?".
Eu só queria ver a cara dos políticos depois que assistirem ao filme...

Daniel Lemos - 9ºA